Terra Magazine

26 de janeiro de 2009

CARLA BRUNI DETONA BATTISTI

 

foto Rai 3

Carla Bruni, primeira-dama francesa

 

A primeira-dama da França, a ex-modelo e agora cantora Carla Bruni, teve um papel decisivo na deliberação do presidente Nicolas Sarkozy em não extraditar Marina Petrella, de 55 anos de idade, uma ex-terrorista filiada às Brigadas Vermelhas.

Petrella enfrenta um gravíssimo problema de saúde e, no hospital, o seu debilitado organismo passou a não aceitar alimentos, tudo em razão do trauma de ser descoberta e presa, bem como da decisão de Sarkozy em acolher, depois da manifestação favorável da Justiça, o pedido de sua extradição para a Itália.

Em 1993, Petrella fugiu para a França e desfrutou da doutrina do presidente François Mitterrand, que nunca ficou materializada em decreto, mas que subsistiu como uma tolerância a todos os que se comprometessem, na França, a abdicar da luta armada.

Pela Justiça italiana, depois de dois processos tramitarem por todas as instâncias, Petrella recebeu condenações (1) por participar do seqüestro e do assassinato de Aldo Moro, presidente e líder de centro-esquerda do partido da Democracia Cristã e (2) por um crime de homicídio consumado, um seqüestro de pessoa tentado e uma tentativa de homicídio.

Quando da condenação no caso Aldo Moro, em maio de 1993, Petrella estava em prisão domiciliar e fugiu para a França. Parêntese: sobre o caso Moro, é imperdível o premiado filme intutulado “Bom dia, noite”. No Brasil, só passou em algumas salas dedicadas a filmes de ponta, mas que não despertam  interesse comercial.

Na França, Petrella teve uma filha, Elisa, que está com 24 anos de idade. O Tribunal de Versailles concedeu a extradição para a Itália em dezembro de 2007 e Petrella caiu na clandestinidade, sem deixar a França.

Um automóvel que lhe transportava, no início de 2008,  foi parado numa barreira de fiscalização da polícia rodoviária. Identificada por consulta ao eletrônico de informações da Justiça, foi levada à prisão e logo transferida a um hospital em razão do seu precário estado de saúde. Como os franceses inventaram a telemática, suas polícias contam com informações on-line.

No mês de julho de 2008, o presidente Sarkozy assinou o ato de extradição de Petrella e, por pressão de Carla Bruni e da sua irmã Valeria Bruni Tedeschi, solicitou ao presidente italiano, Giorgio Napolitano, a concessão de graça em seu favor. Tudo em razão do seu estado de saúde (falou-se em câncer-terminal).

Em razão do estado emocional de Petrella e de não se alimentar, as irmãs Bruni (Carla e Valéria) conseguiram, junto a Sarkozy, uma reconsideração da sua decisão e, em outubro de 2008, a extradição foi suspensa, por razões humanitárias.

Por telefone e ofício, o presidente Sarkozy explicou ao presidente italiano, Giorgio Napolitano, a sua decisão, dada, como frisou, apenas por questão humanitária e sem intenção de afrontar decisões da Justiça e do governo italiano.

Petrella, que nunca revelou qualquer arrependimento e teve participação no seqüestro e assassinato do ex-premier Aldo Moro, voltou a se alimentar depois da notícia e a sua filha Elisa, nascida na França, permanece a lhe dar assistência.

Diante do acontecido no episódio Petrella, –onde Carla Bruni pela sensibilidade com uma moribunda conquistou corações–, o jornal O Globo noticiou a sua interferência no caso Battisti, quando em visita ao Brasil, em dezembro de 2008.

Ontem a noite, Carla Bruni foi a entrevistada no canal televisivo RAI3. Depois de falar de a eleição de Obama ter sido um “evento histórico”, comparou, sem corar, à eleição do seu marido Sarkozy, em razão de uma inesperada reviravolta.

Não tardou a pergunta sobre a sua intervenção em favor de Battisti, junto ao governo brasileiro.

Bruni respondeu que “jamais desempenhou qualquer papel no caso Battisti”. Ainda ressaltou: “- Nunca defendi Battisti”.
    
Contou, também: “Não me permitiria nunca interferir, não tenho a ideologia dele e estou contente de poder responder essa pergunta e, assim, deixar claro a minha posição perante os familiares das vítimas de Battisti”.

Para “La Bruni”, a concessão de refúgio político a Battisti foi uma decisão do governo brasileiro.

Indagada sobre o motivo de lhe terem atribuído um papel no caso Battisti, ela disse que “talvez pelo fato de ter feito uma viagem ao Brasil”.

PANO RÁPIDO. Carla Bruni já sabia que a pergunta seria feita.

Na Itália, todos sabem do motivo que a levou, nos anos de chumbo, a mudar com a família para Paris. Ou seja,  Carla e a irmã Valeria afirmaram que a Itália estava impossível de se viver pela violenta atuação de grupos terroristas.

Ao se dirigir às famílias das vítimas de Battisti, deixou carla claro que jamais interferiria em favor de um assassino de tal calibre.

A propósito, Lula e Genro pensam diferentemente de Carla Bruni. Em nenhum momento, Lula e Genro pensaram nas famílias das vítimas de Battisti, preso na sede da célula comunista, com armas e munições, e condenado por várias provas a respeito de autoria e participação como mandantes em quatro homicídios.

–Wálter Fanganiello Maierovitch–

Blogs que citam este Post

77 Comentários »

  1. Bom dia.

    Esse Battisti, pelo andar da carruagem, acaba dono de restaurante italiano em Ipanema, local preferido, também, dos mafiosos que se “ausentam” da Itália.

    Comentário por Paulo Carvalho — 26 de janeiro de 2009 @ 7:00

  2. Sr. Maierovitch

    Porque nao comentas a participacao de Aldo Moro na perseguicao e maltratos de diversos milatantes de esquerda na epóca?
    Vale lembrar que o servicio de inteligencia italiano sofria uma pesada ingerencia da CIA e nós tods sabemos qual foi o legado da CIA no brasil durante essa mesma epóca!

    Comentário por Felipe — 26 de janeiro de 2009 @ 8:16

  3. Certamente, o Sr. Presidente não leu nada a respeito. O “Cumpanheiro Genro” decidiu, então deve tá certo. E continua a festa no salão de maquiagem. (Com todo o respeito a profissão e sem a menor intenção em denegrir a profissão).

    Comentário por Francisco — 26 de janeiro de 2009 @ 8:19

  4. aff

    Comentário por solzinha — 26 de janeiro de 2009 @ 8:23

  5. A batata quente caiu como uma luva nas mãos de Lula. O presidente quer saber de tudo e assumir tudo. Aí está. Criou um problema diplomático com a Italia. Isso por causa de um criminoso comum. Palmas para Tarso Genro, que assinou o asilo político a um tal de Batisti.

    Comentário por Carl Albert — 26 de janeiro de 2009 @ 8:24

  6. Volto a perguntar: Será que já não temos assassinos demais aqui no Brasil, para que o nosso governo importe mais um? Cada país que julgue os seus crimes. Deixe que o governo da Itália decida sobre o que fazer com seus delinquentes. Discordar de um regime político é uma coisa, matar é outra e Battisti matou. Ei Lula, ei Genro, mandem o assassino de volta para a Itália.

    Comentário por Jani Souza — 26 de janeiro de 2009 @ 8:28

  7. E o que dizer da postura da Itália quando protegeu - contra os interesses do Estado brasileiro - outro “bandido” de igual ou pior calibre como Salvatore Cacciolla? Ah, não venha com hipocrisia para meu lado, ser Walter…

    Comentário por Carolina — 26 de janeiro de 2009 @ 8:28

  8. Isso é Brasil. As vitimas não interessam, apenas o pobre do marginal é que tem direitos humanos. Enquanto não houver uma grande matança dessa gente que está sempre no poder, continuaremos assim, porque as tragedias são individuais, cada um lambe suas feridas sozinho. Traduzindo, uma revolução dos usos e costumes com a mudança total dos atores politicos e de sistema de governo. Infelizmente, aqueles milicos queriam somente poder, poderiam ter erradicado o mal de uma vez por todas.

    Comentário por rubin zaff — 26 de janeiro de 2009 @ 8:29

  9. O Ato do Genro e do Lula é absolutamente coerente com a biografia dos mesmos.
    Boa parte do pessoal que apoiou, acompanhou, ajudou Lula a chegar à presidencia, têm na sua biografia momentos que provam que a opção pela violência, pelo terrorismo, pela luta armada era totalmente aceitável para atingir seus objetivos.
    O Battisti é um “companheiro”que tem que ser apoiado e defendido, aproveitando o poder que eles hoje detêm, transformando um delinquente em cidadão honesto com todos os direitos garantidos.

    Comentário por horacio lima — 26 de janeiro de 2009 @ 8:35

  10. Depois desse ato, só falta Lula e Tarso libertarem Fernandinho Beira-Mar, Elias Maluco e outros. Por quê somente os criminosos internacionais tem esse privilégio? Temos de dar igualdade de condições aos brasileiros, afinal após dólar na cueca, mensaleiros, aloprados, o gato que recebe Bolsa Familia, as indenizaçõespara ex-companheiros sob a alegação de participação no regime militar e tantos outros desmandos, para que Justiça? Feche-se o Congresso, encabreste-se o Judiciário, como Chavez e Morales (ídolos dos petistas) fizeram, e viva a ditadura sob nova roupagem.

    Comentário por celso guerra — 26 de janeiro de 2009 @ 8:42

  11. Eu não sou a favor da decisão brasileira, eu axo que cada pessoa que comete um crime em seu país de origem ou qualquer outro país , ele deveria ser extraditado para responder pelo tal crime . Manda esse cidadão embora pra paga pelo oque ele fez para os filhos e pais de e mães .

    Comentário por ALI BELO HAGE — 26 de janeiro de 2009 @ 8:44

  12. Detona??? Ela negou e saiu pela tangente… Aí tem dente de coelho!!! Mas e a Santa Santidade o que diria a respeito deste caso?

    Comentário por Viviane — 26 de janeiro de 2009 @ 8:47

  13. A decisão do governo brasileiro, supões-se que equivocada, é soberana. A mobilização da Itália em minimizar a importância de tal decisão é um evidente jogo político interno em detrimento da constituição brasileira e de nossa tradição em casos como esses.

    Carla Bruni é esposa de Sarkozy, aliado até os ossos da Itália e das intenções protencionistas européias.

    Comentário por Leonardo — 26 de janeiro de 2009 @ 8:50

  14. “Em nenhum momento, Lula e Genro pensaram nas famílias das vítimas de Battisti, preso na sede da célula comunista, com armas e munições, e condenado por várias provas a respeito de autoria e participação como mandantes em quatro homicídios.”

    ABSURDO um país que protege assassinos, isso já é para nós engolirmos “guela a abaixo” o dia que eles protegerem os traficantes que movem essa bagunça! Uma vergonha.

    Comentário por Viviane — 26 de janeiro de 2009 @ 8:55

  15. Caro Walter, acima da sua opinião, da minha, da Carla Bruni e do presidente Lula existe a constituição.

    Se um de nós pensa que a extradição deveria acontecer, o caminho correto não é incitar a transgressão da lei (nesse caso não extraditar é o que manda a lei), e sim buscar pela via legal uma modificação nos textos para então acontecer a extradição.

    Com sua inteligencia, não colabore para a desinformação dos seus leitores e não tente mergulhar no senso-comum porque muitos mergulharão com você, esse é o caminho da ignorancia.

    Comentário por Gustavo — 26 de janeiro de 2009 @ 8:56

  16. Este caso esta se tornando verdadeiramente uma saia justissima, mais justa que as saias da Prima Dona Carla Bruni.
    Não dá para entender esta crise de auto afirmação que o Sr. Tarso genro vira e mexe protagoniza, no ano passado foi o caso de querter enquadrar os militares e crimes políticos, agora é o caso do Cezare Battisti, um assassino comum, transformado num asilado politico apenas por ter sido de um movimento terrorista de esquerda.
    Uma perguntinha, e se ele fosse de direita ???????????????, será que seria extraditado como foram os atletas cubanos durante os jogos panamericanos, tenho quase a certeza que sim.
    Será que vale a a pena deixar de lado o bom senso politico e ético em troca de uma ideologia politica usada de forma oportunista, autoritária e debochada.
    Acho bom o Sr. Lula por água fria nesta fervura criada pelo Sr. Tarso Genro, quem sabe a sopa poderá ser ele mesmo!!!!!!!!!!
    Não interessa ao brasileiros a ideologia politica dos governantes , mas sim uma politica que vise o bem estar do país, isso sim me interessa.

    Comentário por Roberto — 26 de janeiro de 2009 @ 9:03

  17. A propósito Lula e Genro não pensa diferentemene de Carla Bruni é que eles adoram estána midia prootoegendo bandidos-criminosos-terroristas e esquerdistas, mas ligeiramente deportaram um atleta do PAN- para seu colega Fidel Castro, homem democrático, honrado e nunca assassinou ninguem, e está necessitando de ajuda, aquela ajuda que negou aos seus compatriotas. Parabens LULA e GENRO, vocês dois são os maximos.

    Comentário por Gilbeto Lima — 26 de janeiro de 2009 @ 9:10

  18. É, realmente o governo perdeu a vergonha de vez, agora está dando guarita a assassinos terroristas, e quem paga? Os idiotas aqui, que pagam impostos abusivos, que ao invés de serem revertidos para a educação, saude e bem estar da NOSSA população é utilizado para a manutensão de cadeias para abrigar bandidos, como a que está o nosso hóspede italiano. Esse governo me dá nojo

    Comentário por Rita — 26 de janeiro de 2009 @ 9:12

  19. Como brasileira vou solicitar ao governo da italia que revogem a cidadania a familia Lula pois ele demonstrou que não e digno ter a cidadania italiana Tenho sangue italino de meus bisavos o que me orgulho muito

    Comentário por aura montezuma f domingues — 26 de janeiro de 2009 @ 9:16

  20. conceder asilo para este aí, só faz aumentar os bandidos desse país. por que não despacham esse para a itália. se bem que proteger bandidos, nesse país é normal. é só pedir ao ministro, aquele.

    Comentário por Quico — 26 de janeiro de 2009 @ 9:16

  21. Se já não bastasse os bandidos que temos aqui, onde as cadeias estão superlotadas e o povão bancando sustento desses vagabundos, agora essa.
    Extradita o Battisti, e é menos um para causar problemas.
    Ele tem que pagar pelos seus atos em seu pais.

    Comentário por Antonio Carlos — 26 de janeiro de 2009 @ 9:21

  22. Também sou contra asilo para estrangeiros aqui. Mas o debate está direcionado para atingir o governo. Dois dos crimes foram cometidos em cidades distantes no mesmo dia e mesma hora. Há falhas no julgamento. Todo dia tenta-se criar uma crise institucional no governo. Percam essa mania de vassalo e colonizado. O Brasil disse não, é NÃO.
    Tem que ser respeitado gostem ou não. O resto é blá blá blá dessa mídia que só dá azia.

    Comentário por Ampaix — 26 de janeiro de 2009 @ 9:22

  23. Gostaria de reforcar o primeiro comentario: e o Cacciola? Por que nao nos indignamos com o abrigo que a Italia lhe deu?

    Comentário por Sinara — 26 de janeiro de 2009 @ 9:24

  24. Só lembrando ao “colunista” que Carla Bruni é cantora há muito tempo e não recente como sugere o comentário dele “…A primeira-dama da França, a ex-modelo e agora cantora Carla Bruni..”

    Atualize-se…

    Comentário por Roberto — 26 de janeiro de 2009 @ 9:24

  25. NO BRASIL, nos anos de chumbo, familiares também lamentaram a perda de entes queridos, tanto nas mãos da direita quanto da esquerda. A diferença é que com a Anistia todos nós passamos uma borracha no passado, nos voltamos para o futuro e a perspectiva de uma nação maior.
    É da índole de nosso povo o perdão, por isso, talvez, não tenhamos nem pena de morte, nem pena perpétua.
    A situação da Itália é diferente, suas tradições jurídicas são outras. Talvez seja dificil para eles compreenderem que para nós é inadmissível uma pena superior a trinta anos. Entender o valor jurídico que se dá em nosso país, ao intituto da Prescrição e da decadência.
    Se houvesse menor empáfia dos “super-juízes” e diplomatas Italianos, e tivessem conduzido a situação com maior “finesse” e pragmatismo já teriam conseguido obter a extradição desejada. É certo que por mais simpatia que nossas autoridades dispensem ao Sr. Battisti prevaleceria os interesses comerciais do Brasil em relação a Itália, inobstante, quando se coloca em jogo a dignidade e altivez de nossa voz, daí é preciso que se deixem interesses comerciais de lado e que as pessoas se coloquem em “pé”.

    Comentário por PEDRO ROBERTO DA SILVA — 26 de janeiro de 2009 @ 9:25

  26. É lógico que o Battsti vai ser liberdato. O Adv. dele é o Eduardo Greenhalg, que é Diretor do PT e Advogado do PT. O Dr. Tarso Genro era ou é Advogado do PT no RS e Diretor do PT. Quem continua dando as cartas no Governo é o Zé Dirceu que é a migo do Greenhalg .
    Nelson Batista

    Comentário por Nelson Batista — 26 de janeiro de 2009 @ 9:26

  27. Tambem desconfio das intencoes do Tarso nessa historia, mas deveriamos cobrar mais a atuacao do nosso governo quanto as coisas brasileiras (protegendo interesses de brasileiros residentes no exterior, por exemplo, ou exigindo a extradicao de criminosos brasileiros para serem julgados no Brasil).

    Comentário por Sinara — 26 de janeiro de 2009 @ 9:28

  28. O mais divertido dos comentários é ver que sempre tem um advogado brazuca pra dar seu pitaco e dizer das “maravilhas” e dos “maravilhosos” advogados do Brasil é de rir … ou pior de chorar …

    Comentário por Eduardo — 26 de janeiro de 2009 @ 9:35

  29. Nossos governantes adoram fingir que sabem de tudo. Deve ser trauma de analfabetos, do tipo da pior ignorância possível, aquela em que o ignorante nem sabe que não sabe. O ministro da justiça se mete em política internacional, atropela o Itamaraty, que já é um desastre, e consegue ser ainda pior.
    Estão se atolando cada vez mais. Bem feito!

    Comentário por José Fernandes — 26 de janeiro de 2009 @ 9:47

  30. Concordo plenamente com o comentario do Sr. Gustavo, abaixo reproduzido. O Dr. Wálter, com tanta inteligencia e experiencia na àrea criminal, deixou-se contaminar pelo discurso pròprio de quem nao possui conhecimentos jurìdicos suficientes que sustentam a decisao do Governo brasileiro.

    Se fosse assim, na època da ditadura, o hoje Deputado Fernando Gabeira nao saìria do Brasil, pois,comprovadamente participou do ato de sequestro do embaixador norte-americano no Brasil.

    Vamos elevar o nìvel da discussao Sr. Walter. Nao se utilize de sua credibilidade para desinformar mais ainda os que lêem seus comentàrios, antes muito mais sensatos,coerentes e consistentes com a base jurìdico-constitucional de nosso país.

    Caro Walter, acima da sua opinião, da minha, da Carla Bruni e do presidente Lula existe a constituição.

    Se um de nós pensa que a extradição deveria acontecer, o caminho correto não é incitar a transgressão da lei (nesse caso não extraditar é o que manda a lei), e sim buscar pela via legal uma modificação nos textos para então acontecer a extradição.

    Com sua inteligencia, não colabore para a desinformação dos seus leitores e não tente mergulhar no senso-comum porque muitos mergulharão com você, esse é o caminho da ignorancia.

    Comentário por Gustavo — 26 de janeiro de 2009 @ 8:56

    Comentário por Lucas Fernandes — 26 de janeiro de 2009 @ 9:48

  31. O Brasil é um estado soberano,por isso se o Brasil decidiu dar asilo ao Battisti que assuma a sua autoridade,estando certo ou não,a decisão já foi tomada,o pior será voltar atrás!!!

    Comentário por Marcio — 26 de janeiro de 2009 @ 9:48

  32. Difícil mesmo é suportar a vergonha de ser brasileiro.

    Comentário por José Fernandes — 26 de janeiro de 2009 @ 9:49

  33. Até onde vai meus conhecimentos o Cacciolla não cometeu nenhum roubo à mão armada e nem assassinou ninguem, não é verdade??

    Comentário por oswaldo couto — 26 de janeiro de 2009 @ 9:54

  34. Meus caros,

    Existe uma grande diferença entre o caso Battisti e o Cacciola: O cacciola é cidadão italiano e o Battisti não é cidadão brasileiro. A Constituição brasileira proíbe a extradição de cidadão brasileiro, em qualquer circunstância. Se o Battisti fosse cidadão brasileiro, seria correto não o extraditar. Mas, ao contrário, além de ser cidadão italiano, ele foi condenado por um sistema judiciário livre e soberano de um país democrático. Quem é o Senhor Tarso Genro para julgar a decisão da Justiça Italiana? Por outro lado, asilo político, como quer o Senhor Tarso Genro, só é defensável para cidadãos perseguidos por Governos ditatoriais, como Cuba por exemplo, que mantém, ainda hoje, mais de 400 presos políticos, sem julgamento, apenas por discordar da política do Senhor Fidel Castro. O Battisti foi condenado por crime comum, não por crime político. Logo, não podemos aceitar de forma alguma a posição do Governo brasileiro em dar abrigo ao um criminoso. Seria o mesmo que aceitar que o Paraguai ou Venezuela desse abrigo a Fernandinho Beira Mar.

    Comentário por mifares — 26 de janeiro de 2009 @ 9:59

  35. Vira o disco Maierovitch…

    Comentário por Alex — 26 de janeiro de 2009 @ 10:00

  36. Aqui é a casa da mãe Joana, entra qq um, faz o que quiser, ganha quartinho especial.. Até mafioso que nada tem a ver com a gente, pagando, entra tambem.

    Comentário por Gabriel — 26 de janeiro de 2009 @ 10:07

  37. No Brasil é assim mesmo…

    Comentário por Éder Medeiros — 26 de janeiro de 2009 @ 10:10

  38. Bom dia -CAROLINA,o Bandido Cacciola é italiano,e p país de origem,nao é obrigado até por ética extraditar,no caso em questao o bandidão é Italiano e não brasileiro, e a proposito o bandido cacciola só nao está solto pois ainda nao chegou nas maos de gilmar mendes o pedido de habeas corpus,quando chegar……….
    Voce sentiria pena se fernandinho beira PÓ fosse para guantánamo?
    Mais como é brasileiro segundo a nossa justiça nao se pode manda-los para uma prisão segura, sem celular,acesso a churrascada e outras mordomias.

    Comentário por waldemar ss filho — 26 de janeiro de 2009 @ 10:11

  39. Que tal se começarmos a prender os ex-generais e coroneis que eram os responsáveis pelos subordinados que atuavam à margem da lei, largando bombas (rio-centro), estuprando mulheres de supostos “terroristas”, assassinando e torturando para obter confissões. TUDO CONTRA A LEI. Leiam isso, bando de ignorantes: FOI CONTRA A LEI, portanto devem ser punidos. Ah, mas para isso, dizem “vamos esquecer isso, já passou”, né , bando de cínicos.

    Comentário por Roni — 26 de janeiro de 2009 @ 10:11

  40. Sr. Maierovitch, o que a Itália, na época, achou da decisão francesa, sob Miterrand, de acolher Batistti e Petrella, a pretexto de que deixaram a luta armada?
    Fez-se esse barulho todo? Ou foi aceita passivamente?

    Comentário por Heitor — 26 de janeiro de 2009 @ 10:12

  41. É pessoal, ja dizia o ditado:
    “Teoria é quando se sabe tudo, mas nada funciona;
    Prática é quando tudo funciona, mas ninguém sabe o porque.
    No Brasil se conjuga “Prática com Teoria”:

    “Nada funciona e ninguém sabe o porque!!!!”

    Comentário por Andre — 26 de janeiro de 2009 @ 10:13

  42. Bom dia a todos eu tambem acho que o Sr.battsti, devereia sim ser extraditado para ser jugado pela lei da italia ele deixo muitas familia,chorando seu mortos.
    Esse momento de uma epca sombria o periodo negro da historia, dos aos 60 e 70, onde tambem tivemos esse periodo o Brasil, eu acho que devemos que devemos deixa ele ser extraditado para resolver um passdo da historia desse pais.
    nos brasileiros temos a ossa soberania, e isso o Sr. tasso Genro, tem razao,não devemos esquecer que a pouco tempo o governo italiano, fez muitas gente boa e artisa volta dos aeroportos de seus pais, e les falarao que era a lei deles,que deveriamos seguir a contituentes da italia,e dessa maneira eu acho que o governo brasiliero em que decedir se extradita o battiti,ou não o governo italiano não dev dar ordem para o governo brasiliero.
    temos que ser conciente sobre esse assunto.

    Comentário por isac andrade de souza — 26 de janeiro de 2009 @ 10:13

  43. E quico? quem se incomoda com o que Carla Bruni pensa sobre Battisti.

    O Brasil concedeu asilo político e pronto, cabe ao STF solta-lo.

    Comentário por Carlos — 26 de janeiro de 2009 @ 10:14

  44. O que é engraçado nesta história é que ninguém ( que critica a decisão Brasileira) fala como foi julgado o Battsti.só lembrando ele ( Battsti) foi condenado por matar duas pessoas em mesmo horário e em uma distancia de mais de 500km um do outro ( acusação que é fruto de uma dealçao premiada onde o delatante recebeu uma redução de pena que quase chegou a liberdade imediata).alguém em sã consciência acha isto possível. agora o que não pode é querer uma questão diplomática comum em uma ação sistemática desta imprensa que só quer vender noticia sem oferecer a verdade dos fatos.

    É lamentável que este tipo ainda exista aqui no Brasil

    Comentário por Florisvaldo — 26 de janeiro de 2009 @ 10:18

  45. GENTE NÓS ESTAMOS NO BRASIL. ONDE A CORRUPIÇÃO E O DINHEIRO FALA MAIS ALTO. E SE VOCÊ É AMIGO DE UM POLITICO OU TEM UM CONHECIDO LÁ DENTRO DA NO MESMO, VOCÊ TEM CARTA BRANCA PRA FAZER O QUE QUER. A POLICIA PRENDE O SENHOR DEPUTADO GILMAR MENDES MANDAR SOLTA ,O QUE QUEREMOS MAIS. ISSO É BRASIL. O RUIM É QUE NÃO BASTA SÓ OS BRASILIERO OS DE OUTROS PAÍSES TEM O MESMO DIREITO.É ISSO AI VAMOS ACOLHER OS MAL ELEMENTO DE OUTROS PAÍSES, FAZER O QUER NÉ?

    Comentário por anna cruz — 26 de janeiro de 2009 @ 10:24

  46. É triste ver que nossos representante em nenhum momento, eles: Lula e Genro pensaram nas famílias das vítimas de Battisti, preso no Brasil e condenado na Itália por várias homicídios e com provas a respeito de autoria e participação como mandantes de pelo menos quatro homicídios. É um A B S U R D O! O Brasil que precisa crescer fortalecendo nossa dignidade só falta liberar bandidos brasileiros presos já que nosso país protege assassinos, como nós engolirmos isso? Cadê nossa dignidade de defender quem precisa ser defendido hoje eles protegem Battisti amanhã eles protegerão os traficantes que movem essa bagunça! Nesse momentos sinto vergonha de ser brasileira. Cadê os HOMENS de Bem desse Brasil tão grande????

    Comentário por Ana Lícia Borges — 26 de janeiro de 2009 @ 10:26

  47. Sou contra o enquadramento do Sr. Battisti na categoria de exilado político. Porém, sou, radicalmente, contra o governo brasileiro abrir mão da sua soberania e ceder às pressões da opinião pública italiana.
    Esse governo italiano é o mesmo que negou a extradição do Sr. Salvatore Cacciola para o Brasil, baseando-se em alegações infundadas.
    Conceder exílio político ao sr. Battisti foi um erro tolerável, abrir do cumprimento de deciões governamentais soberanas, é um erro imperdoável.

    Não era para ter chegado a esse ponto, mas extraditá-lo agora é abrir mão da soberania e ser, como outrora, subserviente.

    Comentário por Gilmar — 26 de janeiro de 2009 @ 10:29

  48. Vamos falar a verdade, pq os boxeadores de Cuba foram levados d volta para Cuba, pq são amigos do Fidel….este Battisti não era esquerdista e amigos destes q estão ai no poder……não precisa mais falar nada.

    Comentário por Auri Biondo — 26 de janeiro de 2009 @ 10:34

  49. Dar asilo para este bandido pode até ser legal, mas é imoral. Será que não bastam os nossos bandidos, temos que ter mais um de outro país??? LULA e GENRO, ainda estão perdendo tempo com isso, será que é falto de ter o que fazer? Mandem logo este bandido para seu pais, ele é problema da Itália. Nosso país deve se preocupar com os nossos bandidos que são em grande numero.

    Arrivederci Battisti

    Comentário por Ricardo — 26 de janeiro de 2009 @ 10:35

  50. Com certeza Basttiti vai montar uma pizzaria aqui no Brasil.

    Comentário por Roberto — 26 de janeiro de 2009 @ 10:35

  51. E quico? quem se incomoda com o que Carla Bruni pensa sobre Battisti.

    O Brasil concedeu asilo político e pronto, cabe ao STF solta-lo.

    Comentário por Carlos — 26 de janeiro de 2009 @ 10:14

    Concordo plenamente!!!

    Comentário por Bruns — 26 de janeiro de 2009 @ 10:38

  52. Nao gosto da Carla , mas moro na italia e sei muito bém o perigo deste jugeito mas estou nesta situaçao com a sra Carla, e espero que o nosso governo cuida mas da nossa gente que fica nas maos deste bandidos daqui e mande devolta este bandido que se chama Battisti este homen isquifoso como o chama na italia pro seu pais e cumprir sua pena la pois é la o seu lugar, Sr, Lula e sr Genro se proculpa com nossa gente e nao fica dando coberturA A BANDIDO DE FORA ONDE ESTA SUA CIDADANIA??

    Comentário por Celine — 26 de janeiro de 2009 @ 10:42

  53. nossa! O Brasil , sempre deixando entrar aqui quem não deve: é turismo sexual , mafiosos, enfim, as portas estão abertas à todos , tá na hora de garimpar um pouco que recebemos!! E aqui pra nós , AZILO , é coisa séria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por magda soares — 26 de janeiro de 2009 @ 10:43

  54. A Italia não extraditou o Cartiola então não vamos extraditar o Battsti!

    Comentário por Raphael Collaço — 26 de janeiro de 2009 @ 10:46

  55. Desde oínício me pareceu muito clara a posição do governo brasileiro, não só por sua origem na esquerda, mas também por conhecer muito bem a analogia entre o regime contra o qual Battisti lutou e sistema contra o qual muitos membros do governo lutaram.
    A comparação com o caso Cacciola é muito pertinente, e por si só uma justificativa mais que plausível. O que me surpreende e estarrece, ainda que eu já pudesse esperar, é a quantidade de cidadão brasileiros (?????) que veem aqui defender esse sujeito. Não acredito que achem seus crimes leves ou releváveis, muito menos que a Itália deve mesmo acolher seu filho, como aqueles pais que insistem em acolher marginaIs. Para esses, com certeza, estelionato não é crime, e o Dantas é uma anjo!!!

    Comentário por Reinaldo — 26 de janeiro de 2009 @ 10:47

  56. Tem gente( gentinha?) que aproveita toda e qualquer situação para dizer que tem vergonha de ser brasileiro, tenha vergonha de ser ignorante de ver o único lado de uma situação e tirar conclusões absudas, ô povinho….

    Comentário por Nina — 26 de janeiro de 2009 @ 10:47

  57. Isso é o governo Lula. Isso é Brasil.

    Comentário por José — 26 de janeiro de 2009 @ 11:03

  58. Esse Lula é péssimo. No primeiro govêrno nomeou um criminalista como Ministro da Justiça, cujo primeiro ato foi liberar os assassinos do índio que foi queimado em Brasilia. Nomeou um criminalista pois sabia que os bandidos que o cercavam iriam cusar problemas.Foi só corrupção. Pegou um país nos trilhos e chama de herança maldita.
    Seus asseclas, inclusive o filho estão todos ricos para não dizer milionários. Protege um assassino italiano mas manda para o Fidel Castro dois atletas de Cuba que apenas queriam viver em liberdade.
    É profundamente ignorante, e detesta qualquer leitura. É fruto de um país que tem muita à evoluir.

    Comentário por Antonio Carlos Tocha — 26 de janeiro de 2009 @ 11:04

  59. O que fica claro de tudo isso é que alguns “ainda” não engoliram o Lula como presidente da república. Sempre estarão em busca de chifre na cabeça de cavalo. Temos que nos envergonhar, sim, é de pessoas portadoras de caráter duvidoso, querendo dar vazão aos seus anseios espúrios de manutenção de um “status quo” não condizente mais com o mundo atual.

    Comentário por Henrique — 26 de janeiro de 2009 @ 11:16

  60. Nunhuma nação pode disser o que devemos fazer e ofender o povo brasileiro como os políticos italianos fazem!
    Não vamos defender Battisti, nossa nação não é advogada de criminoso, mas nínguem pode bater na porta da nossa casa mandando-nos entregar o que temos, se ele está em nosso solo obedecerá nossas leis, e nenhuma outra nação pode disser-nos: - VOCÊS NÃO SABEM JULGAR! SEU SISTEMA É FALIDO! SUA HISTÓRIA OS CONDENA!

    Comentário por Onésimo — 26 de janeiro de 2009 @ 11:23

  61. Caro Gustavo, acredito eu, que como o ministro e o presidente, vc está equivocado. A lei serve para refugiados politicos que correm risco de perseguição em seu país, o que não cabe ao ser em questão. Batisti, primeiramente é um assassino comum e além disso é uma ofença para um país com 60 anos de democracia ter que engolir uma desculpa tão ridícula como essa.

    Comentário por michela — 26 de janeiro de 2009 @ 13:10

  62. Como profissional do Direito, aprendi a não dar opinião sobre casos concretos sem ter acesso ao processo. Quanto ao caso deste italiano, não posso opinar se o ato do governo brasileiro foi correto ou não, porque não tenho detalhes nem do processo em que aquele cidadão foi condenado, nem do seu pedido de extradição.
    Espero que o blogueiro Wálter Maierovitch, jurista de renome, esteja se empenhando a opinar tanto sobre o assunto tendo conhecimento de causa.

    Comentário por Dionísio Renz Birnfeld — 26 de janeiro de 2009 @ 14:25

  63. Detona??? Li a matéria e não achei que ela tivesse “detonado”. Por favor não trate os leitores como imbecís.

    Comentário por Marcos — 27 de janeiro de 2009 @ 8:46

  64. Engraçada a imprensa brasileira. Quando demos asilo político a Lino Olviedo e Stroesner, ambos ex-presidentes do Paraguai e também condenado por assassinato em seu país, ninguém falou ou escreveu uma virgula sequer. Agora, só porque se trata de um esilado de esquerda todo mundo cai mantando de pau em cima dele. Por favor tenha mais coerência.

    Comentário por Marcos — 27 de janeiro de 2009 @ 8:50

  65. O LULA CONCORDOU COM O TARSO GENRO, PORQUE COMO TODO MUNDO SABE, ELE NÃO LÊ NADA…

    Comentário por Nassif Ballura Neto — 27 de janeiro de 2009 @ 8:51

  66. Concordo com o Antonio Carlos, ainda mais acho que comparar um ladrão = Cacciola com um assassino e estrupador de deficientes é demais. Se o governo da Italia, soberano e democrata, pediu a extradição de um criminoso dessa extirpe, quem é o Lula para decidir por eles? E quanto ao atleta Cubano, alguem sabe o que aconteceu com ele quando Lula o mandou de volta a Cuba? De repente não se ouviu falar mais dele não é? Estranho não? Acho que deveriam mandar o Lula parar de falar e de pensar..seria melhor para todos. E Marcos, vc tb está certo. Stroessner não cometeu um assasinato só, cometeu varios. Mas Lula também não estudou a historia do Paraguai quando lhe deu asilo.

    Comentário por Claudia — 27 de janeiro de 2009 @ 11:41

  67. Henrique eu posso viver 100 anos e realmente NUNCA vou engolir o Lula, um ignorante que só faz o o Brasil passar vergonha lá fora, que precisa de 2 intérpretes para viajar com ele pq não fala nenhum idioma estrangeiro. Como sabemos , ele mal fala portugues. Realmente não dá para engolir, não dá para ouvir ou mesmo olhar para esse cretino.

    Comentário por Claudia — 27 de janeiro de 2009 @ 11:52

  68. É isso mesmo, Roberto. E concordo com o Ricardo, acho que um país que já tem Elias Maluco, Ferndandinho Beira Mar, etc..etc.. não precisa de mais um assassino sanguinário não?

    Comentário por Marcela — 27 de janeiro de 2009 @ 12:00

  69. Sacanagem com Cacciola. Se criminoso tem direito a asilo, vamos devolver o italiano pra Mônaco pra manter a coerência.

    Comentário por César Amaral — 27 de janeiro de 2009 @ 15:03

  70. Battisti era um militante de esquerda em oposição a um governo de direita na Itália e a serviço da CIA à época pré-queda do muro de Berlin. Suas ações foram julgadas a revelia e com base em delação premiada de comparsas (pressionados?) sem que nenhuma outra prova material ou testemunho tenham sido produzidos em todo esse tempo. Permaneceu em solo francês como decorrencia da negação de atividade armada e só saiu de lá após a derrocada da doutrina de acolhimento do governo francês. A decisão de conceder refúgio vem ao encontro das mais básicas noções de consciência de diplomacia, justica e direitos humanos que prevê que na dúvida não se condene um possível inocente, sem prova concreta do crime.

    Comentário por Mario — 28 de janeiro de 2009 @ 10:04

  71. se todos deixassem de fazer comentários sobre coisas que não nos diz respeito e procurassem ajudar quem precisa , podes crer ; o BRASIL estaria bem melhor.
    e tenho dito

    LEINE

    IBITNGA 28 DE JANEIRO 2009

    Comentário por LEINE BATISTA DULCE — 28 de janeiro de 2009 @ 11:55

  72. O Lula e os seus lacaios são complexados, aproveitam a ocasião para ter um assassino importado e de elite afinal é italiano, roba buona!
    Assassinos nacionais são chinfrin os petistas querem é badalar.
    Chique assassino europeu, brigada rossa, coisa fina nunca vista na caatinga.

    Comentário por Constanza — 28 de janeiro de 2009 @ 17:07

  73. vamos falar de salvadere catiola vei ao brasil nos lesou e foi ser bom vivam na italia sera que alguem de la pensou nas les brasileiras me respondam se puder

    Comentário por julio antonio de souza — 28 de janeiro de 2009 @ 19:05

  74. Batistti,está sendo beneficiado, poruqe ele já fazia parte do PAC, pois a menina dos olhos do presidente , pois qualquer semelhança e mera coicidencia.,pois a ignorancia do nosso presidente ,pensa que mesma coisa.

    Comentário por sergio boni — 28 de janeiro de 2009 @ 20:42

  75. Gostaria de lembrar aos petistas, que chamam os que pensam diferentemente deles de reacionários, direitistas e outros adjetivos, que determinado Cientista Político, no programa do Jo, disse que todos aqueles que aderiram a luta armada no Brasil, jamais estabeleceram, que caso tomassem o poder, implantariam um regime democrático. Pelo contrário queriam estabelecer um regime stalinista (totalitarismo de esquerda).
    Entre eles estavam: Tarso Genro, Dilma, José Dirceu, Genuino e tantos outros.
    Como essa turma ainda tem coragem de se dizerem democratas.
    Quanta hipocrisia. Que Deus os perdoem um dia seus comunistas babacas.

    Comentário por Wellington — 3 de fevereiro de 2009 @ 14:27

  76. E RS PARECE ATE UMA PIADA, DO TARSO GENRO, E O SENHOR PRESIDENTE LULA APOIAR O CARA….KKKK COMO TUDO NO BRASIL TRATANDO-SE DE POLITICA LEIS ETC..E PIADA…PREJUDICA UMA AMIZADE DE IRMAO COMO ITALIA E BRASIL POR CAUSA DE UM ASSASINO E DEMIAS… E QUALQUE UM COM INTELIGENCIA VAI OPITAR PELO OBVIO,,, E E DEVOLVER O CARA PRA O PAIZ DE HORIGEM DELE OUTRA, ELE FEZ MAL LA O BRASIL NW TEM NADA A VER COM O BASTTITI, SENHOR LULA ABRA OS OLHOS ANTES QUE SEJA TARDI DEMAIS.. BELEZA…

    Comentário por luz — 6 de fevereiro de 2009 @ 9:35

  77. Dizem que está em andamento uma sugestão de asilo ao sr Bin Laden, pois o mesmo não cometeu pessoalmente nenhum assassinato, apenas lidera um movimento político contra os EUA. Oficialmente, creio que esse seria o ponto de vista do exmo. Ministro, o Bin Laden é mais inocente ainda que o Battisti.
    Creio que na mente do sr. ministro deve haver um sonho de que um dia TODOS os militares brasileiros vão para a cadeia (se não foi torturador, foi amigo dele, ou se entrou pro exército agora foi pro admirar a tortura…) e se glorifiquem como grandes heróis os Marighella, os Lamarca e outros, que assaltaram, mataram, sequestraram, e hoje no governo se locupleteiam as custas do povo.

    Comentário por Julio C Paredes — 6 de fevereiro de 2009 @ 15:16

Feed RSS para os comentários do post. Link de TrackBack

Deixe seu comentário

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol