Obama prestes a avalizar a liberação da maconha nos EUA
Para os que lutam pela legalização da maconha para uso recreativo, Obama dará, em breve, um segundo passo na direção da liberação do consumo lúdico.
O primeiro passo, afirmam os analistas norte-americanos, foi a ordem expressa para acabar com a perseguição determinada na era W.Bush, com relação aos que fazem uso terapêutico da marijuana. Com isso, Obama enquadrou, de fato, a cannabis terapêutica na 21ª.emenda, sobre liberdade para consumo de bebidas alcoólicas.
Bush, –como se sabe e foi destacado várias vezes neste blog Sem Fronteiras de Terra Magazine–, bateu às portas da Corte Suprema para obter uma declaração de inconstitucionalidade de leis estaduais que autorizavam o consumo da maconha para fim terapêutico, mediante prescrição médica. A competência para o tema drogas seria da União, sustentou Bush, junto à Corte Suprema.
Em outras palavras, Bush incomodou até os portadores de males incuráveis e de dores insuportáveis, como, por exemplo, a usuária que tinha câncer no cérebro e só conseguia inibição da dor ao fumar maconha.
Como vários estados federados, a começar pela Califórnia, fingiram que a decisão da Corte, favorável à tese de Bush, era genérica, não se incomodaram. Em síntese, W. Bush ganhou, mas não levou.
A propósito, a Corte só disse apenas da competência para legislar. Ou seja, não nominou estados e não cassou leis. Enfurecido com o entendimento de que o julgado não servia para um estado não mencionado pela Corte Suprema, W.Bush soltou a policia federal (FBI) para prender os usuários. Alguns idosos doentes, na Califórnia, exibiram a carteira plástica de autorizados a usar maconha, mas nada adiantou. Então, deixaram as praças e passaram a fumar maconha em casa.
Obama, com a sua ordem para deixar em paz os que usam maconha com objetivo terapêutico, acabou, também, por chancelar leis de 13 estados-federados, que permitem tal emprego.
O otimismo é grande por parte dos adeptos da liberação. E não vem o otimismo apenas da velha geração. Aquela dos tempos de Woodstock ou dos Beatles. Animadíssimo com a iminente legalização está o fundador do National Organization to Reform Marijuana Laws (NORML), que, há 30 anos, luta pela liberação das drogas leves.
Até o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, não quis deixar passar a oportunidade, diante das permanentes manifestações populares. Ele lembrou der dito, na campanha de 2001, que havia fumado maconhado e sentido muito prazer. A última grande manifestação acabou de ocorrer em Boston e reuniu mais de 100 mil pessoas, presumidamente usuários lúdicos.
Outro contente com o andar da carruagem é o magnata George Soros, de origem húngara como o presidente francês Sarkozy. Além de doações para organizações não governamentais, Soros, em sete cidades americanas, mantém escritórios para informações e promoção de campanhas liberalizantes da cannabis. Nesses escritórios trabalham 45 pessoas.
Pano Rápido. A revista Fortune, que acaba de chegar nas bancas americanas, reproduz os mais de 40 anos de debates sobre a legalização das drogas. E o oportunista Fernando Henrique Cardoso, que no seu governo não quis nem transformar o porte de droga em infração administrativa e não mais criminal, já levanta a bandeira do pioneirismo. Na verdade, trata-se de adesista de última hora.
O THC (tetra-hidro-cannabionol) é o princípio ativo da maconha, já consumido por Clinton e Al Gore, como lembrar sempre cartazes carregados em passeatas nos EUA. Com a legalização, será estabelecido o porcentual a caracterizar a maconha como droga como leve.
Conforme comentário irônico recebido pelos operadores deste blog Sem Fronteiras, no Brasil, fomos cientificados que o princípio ativo da maconha vai mudar de nome. Não mais será THC, mas FHC, de fernando hidro-cannabinol.
A respeito, alerto que se deve dar preferência ao original (THC), sob risco de enjôos e efeito colateral, caracterizadps por impulsos de adesões a teses privatizantes e permanentes obsessões pelo estado-mínimo. Melhor explicando: um efeito que já experimentamos.
Para fechar: apóiam a legalização da maconha Brad Pitt e Quentin Tarantino. E eles entraram nessa luta cinco anos antes de FHC.
–Wálter Fanganiello Maierovitch–

Parabéns pela matéria. FHC teve 8 anos para falar de THC. Oportunista mesmo. Chega de poder ao tráfico. Deixa nóis plantá!
Comentário por Daniel — 23 de setembro de 2009 @ 17:49
INTERESSANTE…
SOH NUM SEI SE VAI TER GRAÇA… DEXAR DE FUMAR NOS MOCÓS E ESCONDIDO DOS GAMBÉ… VAI SER ESTRANHO FUMA NA RUA NA CARA DURA
HEHEHEHEHE
Comentário por roberto — 23 de setembro de 2009 @ 17:50
A maconha é muito mais nociva que o alcool, alias em algum lugar do mundo receitam alcool para alguma doença????acho que não, a proibição só aumenta a criminalidade, pq as pessoas não vão param de fumar, a legalização diminuiria o dinheiro dos bandidos e renderia impostos ao governo. sem mais
Comentário por Raphael — 23 de setembro de 2009 @ 17:53
espero que liberem sim!!!!
Comentário por lilian — 23 de setembro de 2009 @ 17:54
Oba!!!
O Obama é o cara, vai libera o cigarrinho do capeta!
Tomara que o Lulalá, tenha a mesma opnião!
Comentário por Bobobó — 23 de setembro de 2009 @ 17:59
O Mundo mudou, e ira mudar.
A legalização é presente!!
Legalizando o Governo vai poder lavar mais dinheiro, e receber mais impostos! o que vai causar mais ganho.
Eu sou a favor da Liberação da maconha. e contra as drogas SINTETICAS!!!
Abraços
Comentário por matheus — 23 de setembro de 2009 @ 17:59
Sensacional o comentário após o “pano rápido”. O problema é que, para muitos, a “lesera” ainda não passou e continuam acreditando nos velhos mitos: privatização, Estado mínimo, gnomos, elfos e coisas do gênero.
Abraços
LAM
Comentário por Luiz Mendes — 23 de setembro de 2009 @ 18:02
Legalize ja, é uma erva natural nao pode te preujudicaar!
Comentário por Na paz de Jah — 23 de setembro de 2009 @ 18:02
devida liberar aqui também…
Comentário por sera? — 23 de setembro de 2009 @ 18:02
Mais um vencido pela triste ilusão das drogas, pelo simples fato de não haver um esforço generalizado de todos os países para erradicar o tráfico.
O mal está vencendo.
Comentário por Gustavo — 23 de setembro de 2009 @ 18:03
Me desculpe, mas você se esqueceu de dizer qual será o próximo passo de Obama.
Comentário por Danilo — 23 de setembro de 2009 @ 18:04
MATÉRIA DE MAU GOSTO NO FINAL…….
Comentário por Honório — 23 de setembro de 2009 @ 18:05
Descobriram a America hahahaha eu gostaria de saber ,quem foi o primeiro presidente e de qual republica fez a lei que proibia o uso de ervas alucinogenas os indios usavam para fins mediunicos e tridimencional e alongar a ramificação do plana entrar no subterraneo,materializado ou não…logo vem um que nunca teve uma relação com o translação espiritual dar seu veredito podem usar , pode hoje e livre somente falta e o conhecimento do teor e de sua magnitude mas chegaremos la um dia…
Comentário por indio — 23 de setembro de 2009 @ 18:06
eh isso aee
vamos legalizar!!!!
e quem eh contra, comecem a fazer campanhas…rsrsrs
Comentário por Fumo e não penso em parar... — 23 de setembro de 2009 @ 18:17
A maconha é uma substancia psicoativa muito antiga usada na India faz 5000 anos atrás com o propósito de introduzir a estados de consciência similares aos de experiências místicas.
Não cria dependencia física, nem produz estados de tensão violenta do tipo do alcool e a cocaina, mas o seu consumo intensivo pode afetar a capacidad de atenção e memoria.
Liberar o seu consumo é dar um golpe mortal nos interesses econômicos do narcotráfico.
Comentário por Cachi — 23 de setembro de 2009 @ 18:18
ponto para obama!!mais um!!está certo em liberar!!tantos anos de repressão e até hj não acabou!!e nem vai acabar,vamos encarar o uso da maconha como se encara o uso das bebidas e do tabaco.Antes de qualquer coisa o direito do cidadão em querer usar ou não determinada substancia deve ser priorizado,não haverá problema de saude publica com a liberação da maconha(pelo menos não maior do que já é)como muitos do contra contestam!!tá cheio de advogado,medico,professor,policia,politicos por ai fumando a macoinha!!são obrigados a negar pela posição social que representão,colaborando para que hipocrisia continui a ser praticada!maconha nunca vair deixar de existir!!cambada do contra se acustumem!!não vai acabar nunca………………………..este assunto tbm não vai acabar nunca……………………….tchau!!!!
Comentário por fabio — 23 de setembro de 2009 @ 18:19
Caro Wálter
Muito obrigado por manter um nivel excelente em noticias relacionadas a cultura da cannabis.
Comentário por Guilherme — 23 de setembro de 2009 @ 18:19
Finalmente!
Quem sabe com isso os governos comecem a focar seu dinheiro em combater drogas de verdade, como cocaína, crack ou nicotina!
Comentário por Athon — 23 de setembro de 2009 @ 18:20
Liberado para consumo residencial de poucas quantidade….nao permitido pra comercialização a fim de tira lucro!!!
Proibido a venda e consumo para menores de 18 anos!!!!
vir escrito os males que pode causar…..!!
Pronto….a lei pode funcionar!!!!
depois de 1 ano…faz uma novo levamtamento de dados sobre o tráfico de maconha e o dinheiro q se perdeu pq causa do fim da discriminalização da Cannabis sativa…!!!
O Povo vai ser mais feliz…menos stress, raiva, inveja e ansiedade!!!!
Paz e amor queremos…só isso!!!!!!!é tão simples.
Comentário por David Gilmour — 23 de setembro de 2009 @ 18:26
Já passou da hora essa liberação. A criminalização do uso se deu para descriminar e perseguir os usuários da época em sua maioria latinos e africanos e por forte pressão da Dupont cujo tecido sintético concorria com o canhamo cujas fibras trouxeram os portugueses ao Brasil na forma de velas das naus.
Comentário por Carlos — 23 de setembro de 2009 @ 18:27
É com muita felicidade que recebo essa noticia. =D
Comentário por Rael Sidharta — 23 de setembro de 2009 @ 18:27
CAro Fernando.
Qaundo um drogado, sem qualquer sentimento de humanidade ou de piedade, metert uma bala na cabeça de um filho seu, so pelo prazer de ve-lo tombar, talvez então, so então voce vai cair na real e descobrir o que as drogas são capazes de fazer.
Talves então voce parta a criminalização desta pratica.
Até la torço para que iso aconteça com voce, seu genio…
Comentário por Roberto — 23 de setembro de 2009 @ 18:29
alguém tem um pilão aí?
Comentário por BISONHO — 23 de setembro de 2009 @ 18:30
E no Brasil? Em que pé que está a coisa? Alguém tem alguma notícia?
Comentário por Danilo — 23 de setembro de 2009 @ 18:30
Quem irá gostar serão os traficantes
Como isso podem argumentar que a maconha nao se diferencia de outras drogas.
Comentário por Diego — 23 de setembro de 2009 @ 18:31
O apelido do FHC não deve ser alterado. Ele é o Farol de Alexandria, pois aponta os caminhos seguros. Fora ter sido considerado uma das maravilhas do mundo.
Por favor, entre Farol de Alexandria e Fernando Hidro Canabinol, fico com o primeiro.
Comentário por wilson — 23 de setembro de 2009 @ 18:32
O que tem a ver o FHC com a história? E lá importa o que um ou outro faz ou deixa de fazer? deixem ele pra lá…
O que fica é a conquista de mais uma liberdade individual, conquistada por norte-americanos adeptos do seu próprio modo de vida. Nos restam táo poucas liberdades de facto que, mesmo que um grupo pequeno de individuos a conquiste, estamos tirando a liberdade da extinção.
Comentário por Flipper — 23 de setembro de 2009 @ 18:37
se liberar la libera aqui tb assim como foi a proibição na década de 30 qnd liberaram o alcool q era proibido (creio q muitos safados q bebem e critica quem fuma nao sabe isto) e proibiram a erva.
quero é fumar na cara desses fdp q fala mal de maconheiro, quero ver hahahahahaha
legalize ja
Comentário por william — 23 de setembro de 2009 @ 18:38
sabia tava demorando pra esse negro começa a faze merda. bem tipico começa liberando as drogas o proximo passo vai ser oq o estupro legalizado? ou a pedofila?
Comentário por eduardo — 23 de setembro de 2009 @ 18:40
O trafico é uma empresa, so que sem pagar impostos e que investe seu luvro na compra de armas para implantar o Terroristo. PAra essa empresa ter falência é necessário concorrencia. E legalizando com certeza o dinheiro com impostos vao melhorar muito a saude e a educação de todos nós.
Comentário por MArcelo — 23 de setembro de 2009 @ 18:40
ROBERTO, tu naum sabe shit nenhuma, maconheiro num mata ninguem panacão, nois fica é de boa hehehehehehehehe
Comentário por Marcelo D2 — 23 de setembro de 2009 @ 18:42
Ninguem nunca foi preso por dirigir emaconhado ou por ter causado um acidente por estar emaconhado. Com que base afirmam que a maconha é mais nociva que o alcool?
Comentário por fada da floresta — 23 de setembro de 2009 @ 18:43
Nunca e tarde para mudar de opiniao vc nao deve ter entendido as palavras de FHC que disse que o combate as drogas nao deu certo da forma qu esta hoje e mudar podendo ate permitir o uso pessoal da maconha eu gosto da ideia por que vc diminuiria muito o trafico de drogas .
Comentário por Cris melo — 23 de setembro de 2009 @ 18:43
E SERÁ QUE PODERÁ SER VENDIDO ASSIM LIVREMENTE TAMBÉM?
PORQUE TEM QUE ABASTECER O MERCADO…
Comentário por JULIA MARIA — 23 de setembro de 2009 @ 18:44
Eh uma pena q as pessoas generalizem tanto assim as drogas…
Q as drogas podem fazer um viciado dar um tiro em vc soh pra ve-lo tombar, q vai te roubar pra comprar drogas , fazer mal aous outros….
Pelo amor de Deus, se informem melhor… MACONHA NAUM TORNA AS PESSOAS VIOLENTAS!!
A favor da liberação da maconha e do combate contra as drogas de verdade!
Comentário por Psylocibe — 23 de setembro de 2009 @ 18:48
Sem fronteiras…. sem fronteiras mesmo para defender qualquer desinteria que saia da agenda da patetica esquerda mundial. Pergunte aos pais que perderam seus filhos para as drogas(não estou dizendo pessoas mortas por traficantes não, estou me referindo a morte causada pela substancia mesmo fora as consequencias neurologicas, psiquicas dos que conseguem sair e os demais estragos estendidos a todas as familias dos usuarios) pergunte a eles o que acham dessas medidas descriminatorias….voces da esquerda são realmente falsos humanistas….pena, mas pena mesmo que grande parte das pessoas mundo não esta muito preocupadas e tambem não se deram conta, ou nem pararam pra pensar friamente e refletir para se darem conta do quanto a esquerda é inimiga do povo. Que sob o falso manto do” humanismo” vão na verdade corroendo os alicerces mais importantes da sociedade…. é lamentavel…espero que não sejam necessarios mais uma centena de milhoes de mortes para que o mundo acorde!
Comentário por beto — 23 de setembro de 2009 @ 18:52
Excelente matéria, parabéns. É difícil encontrarmos matérias sobre o tema, nesse nível.
Comentário por Ricardo — 23 de setembro de 2009 @ 18:55
Liberem já aqui no Brasil… eu quero estar vivo p fumar um na rua sem tomar uma dura, e sem aquele preconceito e rótulos impostos p quem não entende do assunto…
Comentário por rob — 23 de setembro de 2009 @ 18:58
Legalizar a maconha não reduz os problemas existentes na economia e/ou segurança pública. Se fosse permitido consumo livremente teríamos um novo exército de pessoas dependentes químicos. Iniciantes que a fraqueza genética levaria ao vício. Condenar multidões a suportar os novos problemas que a liberalização da Maconha traria é no mínimo duvidoso e porque não dizer perigoso. Forneço um exemplo - motoristas consumindo drogas ao volante … matando outros ao redor. Se acontece com álcool porque não com a maconha ?
Comentário por JOSÉ — 23 de setembro de 2009 @ 19:00
Caro Roberto (18:29), “drogas” é um termo amplo, não confunda os efeitos de cada uma delas. Esse é o principal equivoco dos que são contra a legalização da cannabis. O teu cigarro, ou a tua cervejinha, são muito piores para a sociedade. Pq tu não experimenta antes de criticar???
Comentário por Ricardo — 23 de setembro de 2009 @ 19:03
Não surpreende a adesão de FHC, que patrocinado pela Globo chegou ao Poder no Brasil; considero ele a famosa falsa baiana; dá o tapa e esconde a mão; no mais chega de falso moralismo nesta nação; assim é com o jogo, vergonha é fome e falta de emprego; chega de papo furado; Quirino;
Comentário por quirino de oliveira minossi — 23 de setembro de 2009 @ 19:03
O mundo está decadente, Obama está fazendo_merda ao liberar a maconha….
1) A maconha não é mais natural, o caras metem várias substâncias (além de bosta_de_vaca) para aumentar a potencialidade.
2) Era usado por vários povos indígenas, a diferença é que era usado como CHÁ e não fumado.
3) Comparar maconha com outros tipos de drogas é típico de gente que não tem argumento. Maconha vicia sim, isso está em vários livros de medicina. Detona mais do que álcool e o cigarro é fichinha perto da maconha.
4) Várias estatísticas mostram que pessoal que fuma maconha muitas vezes começam a utilizar outras drogas (cocaína, LSD, etc).
Sou professor de Química e já pesquisei esse assunto várias vezes, não tem outra versão do que essa que passei para vcs. Quem escreve o contrário disso está mentindo e inventando desculpas para a liberação de uma droga que acaba sim com a vida de uma pessoa.
Comentário por Gustavo — 23 de setembro de 2009 @ 19:04
No corpo apenas o ópio e a maconha possuem receptores para as mesmas. Receptores opióides (ópio) e receptores canabinóides (canabis).
Não existe receptor pra cerveja, vodka ou qualquer outra droga capitalista.
Comentário por Prof. Pardal — 23 de setembro de 2009 @ 19:13
Sr.Maierovitch,
está sendo no mínimo mesquinho e desonesto com FHC, POIS TEM IDADE SUFICIENTE PRA SE LEMBRAR DE QUE FHC DECLAROU PUBLICAMENTE TER FUMADO MACONHA NA CAMPANHA PRA PREFEITO DE SÃO PAULO E CERTAMENTE ISSO PESOU NA SUA DERROTA CONTRA JÂNIO QUADROS.fHC TEM SIM MORAL DE SOBRA PRA LIDERAR AQUI ESSE MOVIMENTO E CERTAMENTE SUA AUTORIDADE VAI FAVORECER ESSA LIBERAÇÃO.
Comentário por Maria do Rozário Starling — 23 de setembro de 2009 @ 19:13
BOM…EU QUERO FUMAR DENTRO DE UM QUARTEL DA GLORIOSA CORPORAÇÃO DA POLICIA MILITAR…
Comentário por JEAN — 23 de setembro de 2009 @ 19:13
De qualquer modo, atualmente, o fato inegavel é que quem compra a droga de um traficante está contribuindo para esta situação desesperadora que vivemos em termos de segurança pública. Pena que muitos inocentes sofram diversas formas de violência causada pelo tráfico, e não os verdadeiros responsáveis (compradores irresponsáveis).
Deprimente essa generalização no final do artigo. Escreva algo como “um efeito que alguns de nós já experimentamos”. Não me inclua em vosso crime.
Erro grosseiro de redação para um jurista. Qual será a causa desse “lapso”? A mesma bandeira que levanta?
Comentário por Grego — 23 de setembro de 2009 @ 19:16
ótima matéria!
Espero que Obama legalize logo, que COM CERTEZA Lula tambem vai começar a pensar no assunto, já que o Brasil nem gosta de pagar pau pros EUA né! UHAUAHUAHUAHUA
Quem usa maconha, na maioria das vezes nao começam a usar outras drogas(pelo menos nao ao ponto de viciar). Mas todos usuarios de outras drogas com certeza já fumaram maconha, já que é uma droga leve, e faz menos mal do que tabaco e cigarro, e é com certeza que afirmo, que essas duas drogas licitas, viciam e matam bem mais rapido que maconha! Aliás, NUNCA ouvi falar de ninguém que morreu por curtir dar uns tapas de vez em quando, entao LEGALIZE JÁ!
Comentário por Mary Jane — 23 de setembro de 2009 @ 19:18
Gustavo Alquimista kkkkkkkkkk, vc quer enganar quem com isto mané, nao queira manipular com estas mentiras
1) faça uma rápida pesquisa na net e descobrira pq a maconha fopi proibida, varios fatores menos devido ao dano q ela causa q p um consumidor q nem eu é nulo;
2) esqueceu de falar de qnts pessoas morreram por causa da nicotina e do alcool
3)to a 2 semanas sem fuamr e to de boa sem tempo e sem kbeça p queima um, maconha qnd vicia é dependencia psicologica um simples apoio e o cara manera ou para, ao contraio do alcool e nicotina q causam dependencia quimica destruindo o indiviudo,
4) a porta de entrada para drogas mais pesadas é o alcool e nao a maconha eu passei por isto, e todos q conheço tb nao queira demonizar a maconha assim como fizeram no começo do seculo passado para poderem proibi-la
coitado dos seu alunos…. professor manipulador e fraco eles tem
Comentário por William — 23 de setembro de 2009 @ 19:21
O Alcool não é receitado contra nenhuma doença. Mas já é comprovado cientificamente que o seu uso, comedido, traz muitos benefícios a saúde, como liberação de dopamina e consequente sensação de prazer, efeito antiinflamatório, e benefícios ao músculo cardíaco.
O alcool é inclusive utilizado em muitos medicamentos da Homeopatia
Comentário por JOÃO — 23 de setembro de 2009 @ 19:21
P/ Roberto
Voce alem de escrever errado(será porque?) ainda demonstra total falta de conhecimento para comentar o assunto. Quando um bêbado atropelar seu filho ou estuprar sua filha verá que o maconheiro não tem nada haver com isso, mas voce não deixaria de beber sua cerveja né?
Comentário por Teaga — 23 de setembro de 2009 @ 19:23
eu sou a favor da legalização,acho que é a única maneira de diminuir com a violência. maconha não faz tão mal assim como a sociedade acredita,por falta de informação há esse terror todo por traz de uma planta que existe há mais de 10mil anos e NUNCA matou NINGUÉM..A maconha é a 3ª droga mais usada no MUNDO,só perde para o álcool e para o tabaco. O Traficante é contra a legalização,legalizando a maioria vai comprar em coffe shop’s , ou nos estabelecimentos que vender a erva..”Se chocolate fosse proibído,seria vendido por traficantes.
Seu comércio seria crime,geraria violência,corrupção e degradação social!”
Comentário por Daniel — 23 de setembro de 2009 @ 19:24
Muito boa a reportagem, mas embora eu tambem odeie o FHC, acho que ficou parcial demais esta parte da materia contra aquela criatura desprezivel.
Quanto a legalizacao, espero que estes cabecas-de-bagre brasileiros, pelo menos, parem com o preconceito com usuarios de maconha. tem muita coisa boa para extrair desta erva caso seja liberada aqui no Brasil.
No entanto, com este BUM da cana-de-acucar e de toda corrupcao notorio no pais, acho pouco provavel ganhar importancia politica a favor num prazo razoavel, ate acabar ou reduzir a festa da CANA.
Legal e que o Brasil ira mais cedo ou mais tarde aderir, caso os EUA adiram, mas como sempre ainda vamos importar o principio ativo ao inves de liberarmos aqui antes e vendermos para eles depois.
Isso vai mover muita grana e diminuir a criminalidade.
Comentário por Jorge — 23 de setembro de 2009 @ 19:27
Gustavo,
Vc deveria se atualizar e pesquisar novamente. Sugestões: o número de mortes relacionadas ao álcool anualmente; o número de mortes devidas ao cigarro “inocente” anualmente.
Mais uma sugestão: por qual via química a dependência da maconha acontece?
OBS: Sou médico e também sou professor.
Comentário por Enio — 23 de setembro de 2009 @ 19:28
A maconha é apenas o 1o passo. As coisas caminham pra esse fim. Não há como mudar o rumo das coisas.
O ato de liberar uma droga não significa evolução, e sim apoio a um dos fatores que mais degenera e destrói a humanidade doente.
Comentário por Rodrigo do Tatuapé — 23 de setembro de 2009 @ 19:30
OLHA, SINTO MUITO QUE UM PROFESSOR QUE SE DIZ DE QUIMICA SE PRESTE A ESSE PAPEL AQUI….TUDO BEM A MACONHA VEM MISTURADA HOJE, MAS COM A LEGALIZAÇÃO NÃO SAIRÁ MAIS DE UM BURACO DE RATO QUALQUER….MAIS UMA COISA A FAVOR DA LEGLIZAÇÃO….O RESTO QUE ELE ARGUMENTA É A MAIS ABSURDA EINVENTADA LOROTA,,,,
Comentário por JEAN — 23 de setembro de 2009 @ 19:30
é isso ai tem que libera mesmo!
aqui tb!
Comentário por panzerarmee — 23 de setembro de 2009 @ 19:30
Professor Gustavo,
Quer dizer que fumar bosta de vaca dá barato?
Comentário por Carlos — 23 de setembro de 2009 @ 19:30
Desnecessário e infeliz comentário sobre o Governo do Fernando Henrique Cardoso. Será que o colunista, além, de ser partidário do uso da cannabis, compartilha, com esse Desgorveno que ai se encontra???? Um desgoverno que tem o maior número de Ministério já criado, desde do inicio do periodo Republicaco (alguém já ouviu falar no Ministro da Pesca, é pois existe este Ministério) 1889. E o caos social, que se encontra o pais??? Saúde não existe. Segurança não existe. O que existe neste pais, então: cargos e mais cargos públicos ocupados por dirigentes do PT e do PMDB, agem como sanguessugas do Estado. Melhor PRIVATIZAR do que deixar na mão deste inescrupolosos dirigentes. Muito melhor, se não privitizar, que se abra concurso público. Pois, deixar o governo controlar empresa é coisa de sindicalista que não quer trabalhar e só ficar mamando na tetas do governo. Sou muito mais um estado minimo, de um governo movido, a facatruas, com uso de verbas públicas, advindas de uma das maiores tributações do mundo, lógico o dinheiro sai de nosso bolso e vai direto..pro de bolsos de alguns….
Agora, este desgorveno que ai está, não deu nem conta de acabar, com a propoganda de bebida alcoolica, enquanto isto, os hospitais e delegacias do ficam cheios, ora de doentes por causa das bebidas alcoolicas, e presos por causa de brigas, vitimas de transito.. O que este desgorveno fez para resolver isto? Nada.
E agora, no estado-minimo da era FHC, pelos menos, genéricos, foi uma grande vitória…..
Agora com relação ao uso da cannabis, embora tenha, Ministros que a defedem, esse desgorveno que ai está..nunca vai conseguir chegar a discrimina-lá….
Simples….. só falam e fazem nada..
Comentário por Luiz — 23 de setembro de 2009 @ 19:32
VENHO ESCLARECER BRASILEIROS POUCO ESCLARECIDOS E QUE NÃO VIAJAM PELO MUNDO….NA MAIORIA DOS PAISES ONDE O CONSUMO É LIBERADO….É POSSIVEL VC TER UMA QUANTIDADE DE PÉS NA SUA CASA…ESPANHA 3M HOLANDA 5 POR EXEMPLO….E VC NEM PRECISA COMPRAREM LUGAR ALGUM, ALGO ANTI TRÁFICO, ENTENDERAM????
Comentário por JEAN — 23 de setembro de 2009 @ 19:32
Enviei uma mensagem que foi retirada indevidamente. Como médico e professor, questionei a via de dependência química da maconha (que não existe). Com a palavra, o administrador.
Comentário por Enio — 23 de setembro de 2009 @ 19:34
Obrigado por voltar com a mensagem
Comentário por Enio — 23 de setembro de 2009 @ 19:34
Peço perdão ao Wálter pelo final da minha última mensagem. Eu li errado o parágrafo no qual que se refere ao FHC e THC.
Mas reitero minha preocupação com a compra de quaisquer produtos derivados do tráfico.
E é simplesmente o dinheiro que o alimenta.
Comentário por Grego — 23 de setembro de 2009 @ 19:36
AI.. NAUM COMPRE PLANTE!!!
Comentário por hemp — 23 de setembro de 2009 @ 19:38
Quem já viveu o suficiente sabe que FHC JÁ DECLAROU PUBLICAMENTE TER FUMADO MACONHA NA CANPANHA PRA PREFEITO DE SP HÁ MUITOS ANOS, QUANDO NÃO SE PENSAVA EM LIBERAR A CANNABIS.FHC TEM MUITA MORAL PRA AJUDAR NESSA FRENTE E CONVENCER OS CONTRÁRIOS A ELA.
Comentário por Maria R.Barros — 23 de setembro de 2009 @ 19:45
Cada vez mais agradável ler esse blog! Parabéns! Fiz um texto certa vez sobre o tema. Não fumo maconha, mas apóio a legalização fortemente, principalmente pelo efeito na redução da violência. Vejo esse dia chegar mais perto! De fato, FHC foi hipócrita em seu governo, e oportunista hoje! Por outro lado, vejo que pode cumprir um importante papel, ao diluir os preconceitos de suas viúvas e o restante dos setores conservadores. Ah, alguem questionou por aí: Lula também é favorável a legalização. Aliás, quase todo mundo é, exceto bancadas evangélicas e afins. Falta coragem às vezes. Mas o dia virá em que traficante será uma palavra morta!
Comentário por Fael — 23 de setembro de 2009 @ 19:46
Walter, meu xará. Interessante a reportagem. Mas nao posso concordar com as criticas ao fhc. Ele eh o pai do Real, moeda q mudou 50% do brasil. Imagine se estivessemos a 1000% de inflacao ainda com os antigos cruzeiros e cruzados. Acho q ele fez muito pelo Brasil. Enfim, minha opiniao.
Legalize já! (apesar de que ainda acho q o brasil precisa “legalizar” outras coisas antes da maconha, como a educaçao e honestidade política).
Comentário por Walter — 23 de setembro de 2009 @ 19:53
ja deviamos ter feito isso a muuuito tempo!
paz brodá!
Comentário por Pedrojuana — 23 de setembro de 2009 @ 19:56
Tenho 3 filhos: 7, 12 e 17 anos. Essa matéria é ótima para os viciados,e para quem não quer nem saber do próximo. Soua a favor do estado minimo. Melhor que 38 ministérios e 212.000 lfuncionários públicos contratados sem concurso nos últimos 6 anos. E as escolas, hospitais, estradas, etc. et c. não existem mais, só os buracos e filas. Tinha outra visão do articulista. Acho que desta vez, pisou na bola feio.
Comentário por elias — 23 de setembro de 2009 @ 20:02
O bom senso está vencendo.
O mundo progride devagar mas progride.
Obrigado Walter, você é um grande humanitário.
Comentário por Douglas Rodrigues — 23 de setembro de 2009 @ 20:03
sou a favor da legalização que massa seria fumar um na cara dura mais não sou a favor da industrialização
Comentário por junior — 23 de setembro de 2009 @ 20:06
Gustavo,
1 - A maconha com bosta de vaca eh a maconha do brasil. Saia da america do sul e veras o q estou falando. A maconha potente nada mais eh do q uma planta cultivada com todos os recursos mineirais q ela precisa para crescer forte: sais, temperatura correta, quantidade de luz,… Mas nao ha nada sintetico na maconha. Se voce fizer isso com o cafe, tera um cafe mais forte tambem.
2 - a primeira prova de uso de maconha (descoberta ate hoje) eh da china e data 2000 a.C. aproximadamente. Teorias dizem q ela era vaporizada (o que hoje eh a forma mais saudavel de se cosumir a planta). Ate meses atras, foi encontrado uma mumia com varias gramas de maconha em dua mao. Teorias dizem q a maconha era usada em rituais de adivinhacao.
3 - A maconha causa um vicio psicologico, como o faustao e a novela das 8. Nao existe prova alguma de vicio fisico com tabaco, alcool e cocaina. Nao existe, nao me diga q vis-te em livros, nao tens como provar isso.
4 - Isto é óbvio q todos q chegam a cocaina, chegaram a ela atraves de alguma outra droga mais leve. Proiba o cafe hoje e veras a proxima geracao passando pelo cafe antes de chegar a cocaina. O fato nao eh a maconha, mas sim o “proibido”. Eh como alguem ai comentou, q nao tera mais graca fumar nos “mocós”.
Desculpe a minha franqueza, mas voce como um professor, como um transmissor de conhecimentos, nao pode trasmitir informacoes equivocadas.
Comentário por Walter — 23 de setembro de 2009 @ 20:08
Parabéns pela ótima matéria e pelas informações atualizadas.
Adorei o “oportunista FHC” hehehe, é a pura verdade
Comentário por Ivan — 23 de setembro de 2009 @ 20:17
olha só isso do obama liberar a canabis é muito bom se o maior pais de todos que e o EUA liberar a marihuana sera mais um motivo para os outros governos liberarem a maconha ta ai e probida ou não quem consome não vai dechar de usar é uma erva natural ela não pode fazer todo esse mal q muitas pessoas achão
” vamos a fumar um poquinho de porro um poquinho de marihuana e um poquinho de marley ”
legalize ja
Comentário por cristian mezzomo fochi — 23 de setembro de 2009 @ 20:20
Ta ai para o governo brasileiro que gosta tanto de impostos, é so liberar, libera ai Lula, aproveita e fuma um tmb, vai ser o presidente mais legalize do planeta
Comentário por Rodrigo Tere — 23 de setembro de 2009 @ 20:25
Teve um tempo em que a maconha era liberada nos EUA e Brasil. Dai os caras proibiram la porque asociavam com imigrantes mexicanos e com toda a cultura mexicana, que queriam erradicar. E o que o Brasil (eterna colonia cultural estadunidense) fez? Proibiu aqui. Se os yankees fazem, é porque tá certo. Agora que os caras vão liberar, e nossos hermanos aqui do lado já liberaram, vc acha que o Brasa vai ficar de fora dessa? Os motivos são outros, mas no geral vai dar no mesmo. Segue os yankees que eles são a voz da verdade. (?!?) Mas tá certo mesmo. Tem mais é que liberar. Sou doutor em engenharia e fumo direto, pra provar que não prejudica tanto assim. Só não planto porque ainda pode dar cagada…
Grande reportagem
Brasss
Comentário por toniolo — 23 de setembro de 2009 @ 20:34
Ô Gustavo,
maconha não vicia, não.
Fumo a 45 anos e nunca viciei….
Comentário por Jaka — 23 de setembro de 2009 @ 21:51
Ja pensaram no aumento nos impostos? Eles vao triplicar o preco da planta. Deixem ilegal.
Comentário por Moto — 23 de setembro de 2009 @ 23:16
Sr Alquimista. Desde quando professor de quimica entende de saude? Comedia. Ele parece meu pai que confunde maconha com crack. Sao diferentes e os paises evoluidos ja tratam de forma distinta. Que ignorancia. E desde quando bandidos vao vender coisa legal? Eles arrumam outra coisa para fazer. E maconha com o custo de um real a grama nao deve financiar o crime assim.
Comentário por Moto — 23 de setembro de 2009 @ 23:27
O Brasil não pode ficar para trás! Temos que rumar para legalização. Tributos para o Estado. Liberdade para o individuo. O primeiro passo é regulamentar o autocultivo. Com poucos pés um usuario se sustenta sem precisar passar pelo ciclo do tráfico. Com o tempo podemos passar a explorar outras proriedades da planta. O aproveitamento industrial pode ser amplo com fibras, rezinas e óleos. Com menos burocracia e preconceito para pesquisas, o pontencial medicinal da cannabis pode ser esclarecido. Legalize Já!
Comentário por ENF — 23 de setembro de 2009 @ 23:32
Tarde,mas estão acordando !!!!!, VIVA A LEGALIZAÇÃO DA NATUREZA !!!
Comentário por Claudiao — 24 de setembro de 2009 @ 8:52
Bom dia.
Acredito que o consumo vai aumentar muito caso seja legalizada.
E as novas gerações vão acabar por adotá-la em razão de propagandas, etc.
Comentário por Paulo Carvalho — 24 de setembro de 2009 @ 10:34
Ora, o próprio primeiro presidente deles, George Washington, era usuário e cultivador. Os escritos deixados por ele em seus diários deixam poucas dúvidas…
Comentário por Bruno — 24 de setembro de 2009 @ 10:57
Ora, até o primeiro presidente deles, George Washington, era usuário e cultivador. Os escritos em seus diários deixam poucas dúvidas…
Comentário por Bruno — 24 de setembro de 2009 @ 11:12
Tosco é ver um cara q se diz professor de quimica (Gustavo) falando besteiras deste naipe.
Mas enfim, depois que Behe se apresentou como bioquimico que iria refutar a teoria neodarwiana em favor do “design inteligente” (criacionismo travestido de ciência, e ainda teve q passar pelo constrangimento de ter seu livro refutado, publicar um outro se explicando e ter a universidade em q trabalha publicando nota q não concorda com ele, pode-se esperar qualquer coisa…
Comentário por Bruno — 24 de setembro de 2009 @ 11:16
Parabéns pela matéria. FHC teve 8 anos para falar de THC. Oportunista mesmo. Chega de poder ao tráfico. Deixa nóis plantá! (2)
Comentário por Paulo — 24 de setembro de 2009 @ 11:57
Bom dia Wálter,
Muito boa essa matéria, concordo plenamente com a posição do Obama, e espero que logo essa lei venha para o sul. Mas sobre o FHC, ele nao aderiu de última hora ao movimento, pois já fazem mais de tres anos que eu li alguns artigos sobre a posição dele quanto à maconha. Na última Veja rola uma entrevista com ele, e ele diz que não assumiu publicamente a luta pela descriminalização pois isso arruinaria sua carreira política e presidência (o que eu acho errado, pois ele omitiu isso para se beneficiar), mas a cabeça dele já vem sendo feita há muito tempo. E voce Wálter, qual a sua opinião?
Comentário por Mateus — 24 de setembro de 2009 @ 12:13
Não vejo a hora. Já cansei de fumar no escuro.
LEGALIZA BRASIL! PELO AMOR DE DEUS.
vamos ganhar dinheiro em vez de gastar contra essa erva.
Vamos governo.. ganhe dinheiro legalizando, criando empregos diretos e indiretos, gerando impostos, tirando ela das mãos dos bandidos!
Comentário por Dedoverde — 24 de setembro de 2009 @ 13:31
A liberacao mostra a maturidade de certos paises para tratar de um assunto que no brasil por exemplo e muito mais um problema social. Nos EUA como em paises europeus a liberacao do uso trata muito mais da livre escolha do ser humano. Ja em terras tupiniquins estamos longe de um consenso e de um projeto que realmente concientize e traga bons resultados.
Comentário por Filipe — 24 de setembro de 2009 @ 14:40
Olha o comentário inadimssivelmente racista do Eduardo. Não tem moderação aqui (ainda bem), mas há de ter punição:
“sabia tava demorando pra esse negro começa a faze merda. bem tipico começa liberando as drogas o proximo passo vai ser oq o estupro legalizado? ou a pedofila?
Comentário por eduardo — 23 de setembro de 2009 @ 18:40 “
Comentário por Rafael — 24 de setembro de 2009 @ 15:26
GALERA , VOCÊS SÓ PENSAM NA MACONHA NO AMBITO RECREACIONAL , PENSEM NO AMBITO INDUSTRIAL ( QUANTOS IMPOSTOS, EMPREGOS ,DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SERÁ CRIADO)
olhem e vejam no site do ativista jack herer oque tudo se pode fazer com a maconha , praticamente uma CASA !
http://jackherer.com/hemp%20things.htm
Comentário por charles — 24 de setembro de 2009 @ 18:10
A quem me criticou sobre a maconha NÃO criar dependência…
Olhem esse link:
http://www.unodc.org/brazil/pt/drogas_riscos.html
Aqui está bem claro que a maconha vicia PSICOLOGICAMENTE e QUIMICAMENTE, a todos que me criticaram por isso, espero agora que tenham a decência de pedir desculpas…. até “médico” tentou me contradizer que eu estava errado…
Só digo uma coisa: ATUALIZEM as suas informações e provem que EU estou errado…
Para o BRUNO - tosco é vc que nem argumentar foi capaz, ao menos eu apresento alguma prova.
Para o Jaka - entre 6% até 12% a maconha VICIA sim, é menos que outras drogas, mas vicia e ponto final.
Para o Moto - vc deve ser mais um viciado, eu entendo desse assunto porque tem tudo a ver com química orgânica, que faz parte do meu curso.
Para Walter - se atualize, a maconha é misturada a outros produtos para AUMENTAR a sua POTENCIALIDADE. Concordo que existe lugares que podem vender “in natura”, mas o que eu escrevi é verdade também. Ah, no link que eu apresentei, a maconha vicia QUIMICAMENTE dizendo, justamente porque estão colocando outros produtos na maconha, fazendo eng. genética, etc e tal.
Para Ênio - no link acima tem a sua resposta.
Para William - prove agora que eu estou errado, seu maconheiro…
Se quiserem que eu coloque outros links de RESPEITO sobre esse assunto, eu coloco, agora se tiver alguém que vier me contradizer, que ao menos tenha a competência de provar o que está escrevendo com links de RESPEITO (pois se colocar qualquer link de site ou blog desconhecido, nem irei considerar).
E esse lance de dizer que outras drogas matam mais que a maconha é típico de gentinha que quer justificar algo errado. Coisa de brasileiro fazer comparação, eu hein….
Comentário por Gustavo — 25 de setembro de 2009 @ 1:13
tem que liberar mesmo, já demoro muito todo grande fuma-dô sabe que é uma terapia,um calmante natural que nos ajuda a suportar o ESTRES do dia dia deste pais q só tem corrupito vagabundo que comanda o nosso dinheiro etc etc. libera ae meu …………………..
Comentário por rodrigo — 25 de setembro de 2009 @ 12:15
Olha Gustavo, voce disse q a maconha vicia fisicamente pois tem outros produtos para aumentar sua potencia. Coloque os mesmo produtos na maçã e o q teremos? Uma maçã viciante! A maconha em si nao vicia, mais precisamente, o thc nao vicia (fisicamente). Se voce vaporizar a maconha, extraira apenas o thc, deixando monoxido de carbono e alcatrao para tras. O fato é o seguinte: com a maconha legalizada, teremos o direito de comprar a maconha insdustrializada, mas sera q teremos o direito de plantá-la? ahh este é o ponto! Do que adianta legalizar e continuar tendo produtos quimicos nela, talvez ate mais do q temos hoje? Existem varios paises q permitem ter um ou dois pes de maconha em casa. Australia é um. O alcool eh muitissimo mais malefico do q a maconha, pois vicia fisicamente e o pior: te torna uma pessoa agressiva (se tu bem conhece a maconha, sabe q o efeito dela e justamente o contrario de agressividade).
Eh importante considerar isto. Pensando na sociedade, a maconha tornaria a sociedade muito mais pacifica se comparada ao consumo de alcool.
Sei que a maconha nao eh um remedio recomendado (ops, em alguns casos, é!), mas seja sincero e admita q o alcool causa muito mas muito mais mal para o individuo e para a sociedade que cerca esse individuo, pois eh ele q sai bebado de carro, eh ele q bate na esposa e nos filhos. Alguem sob efeito da maconha jamais faria isso.
So que o alcool nao so eh comercializado livremente, como eh “vendido” ao teu filho, atraves da tv, como uma coisa legal e “maneira”. Ora, se o alcool pode, a maconha tambem tem q poder. Ou bane-se tudo de uma vez.
E mais uma vez, a maconha eh porta de entrada para outras drogas, por ser a droga ilicita menos nociva. Se fosse o cafe esta droga, a historia seria a mesma.
Comentário por Walter — 25 de setembro de 2009 @ 19:33
“Professor” GUSTAVO,
Apresentou provas? hahahahahah Só fez umas afirmações embasado em nada, só em alegados “estudos”. Cadê as provas no seu comentário? É cada uma…
Maconha não é vitamina, mas não tem a menor justificativa de trata-la do jeito q foi tratada. A política que colocou a maconha junto com a heroína e sendo dever de polícia resolver, só criou monstros piores.
Médicos, biologos, bioquímicos, policiais, sociologos… o q não faltam são áreas de pesquisa demonstrando isso. É só querer se informar, desde de o q DE FATO motivou a proibição e maquinaria de repressão até a manutenção desta política e o que ela criou.
Comentário por Bruno — 27 de setembro de 2009 @ 13:19
Walter, obrigado pelo seu comentário, percebo que melhoraste a sua comunicação comigo, uma vez que apresentei provas do que eu afirmei em meu primeiro comentário. Sobre o que escreveu:
THC puro não vicia quimicamente - sim, vc tem toda razão, isso eu não tenho como provar o contrário. Mas infelizmente a maconha de hoje em dia não é THC puro, eis o problema. Conforme escrevi, hoje em dia colocam outras susbtâncias para potencializar o seu efeito, além da eng. genética que provoca alteração na planta.
Sobre o álcool: eis uma droga que eu também não aprovo, afinal de contas, elas trazem graves consequencias para as pessoas. Se eu não aprovo uma droga, não aprovo outra, não tem como julgar diferente disso.
Um ponto de vista pessoal meu: desaprovo todas as drogas que provocam alterações da consciência da pessoa, isso inclui maconha, outras drogas sintéticas, álcool (em excesso). Só o cigarro espaca nessa, mas aí conhecemos os outros malefícios dele e aí não tem como defender ele também.
Walter, existe um gráfico que compara cigarro e maconha em relação a formação de câncer, vou tentar explicar ele para vc:
O cigarro, com o tempo, tem um aumento linear em relação a porcentagem de aparecimento de câncer, enquanto que a maconha é exponencial. Em outras palavras: se vc fumar a mesma quantidade de maconha e cigarro, é mais alto a chance de aparecer um câncer com a maconha do que com o cigarro. Mais um ponto a ser considerado.
Entenda uma coisa Walter: não estou transmitindo informações equivocadas, eu estudei elas e todo santo ano peço para os meus alunos pesquisarem sobre isso, muitas vezes me deparo com informações novas, pode ter certeza que não invento nada sobre o que eu escrevo.
Para o “esperto” Bruno - eu apresentei provas no meu penúltimo comentário, caso não tenha visto. Eis o link:
http://www.unodc.org/brazil/pt/drogas_riscos.html
Antes de criticar, leia todos os comentários, seu apressado. E conforme eu escrevi, a maconha de hoje em dia não é mais THC puro, portanto, deverá ser enquadrada como qualquer outra droga sintética.
Não estou aqui para discutir filosoficamente dizendo se a maconha deverá ou não ser liberada, eu apresentei o meu ponto de vista como químico, e aí não tem como vc me contestar.
Mais uma vez, querem me criticar, me critiquem, mas apresentem PROVAS que estão certos, com algum link de site de RESPEITO e que seja CONHECIDO. Fora isso, não preciso nem dar atenção a quem for contra o que eu escrevi….
Comentário por Gustavo — 28 de setembro de 2009 @ 17:28
GRAÇAS A DEUS!!!
Como é bom ver nossa gente unida, na defesa da poderosa planta.Quem alega que a erva é responsável por esse canibalismo urbano em que vivemos, está sendo no mínimo, burro.
Comentário por maua — 29 de setembro de 2009 @ 0:43
Postei uns links tbm, mas foram retirados, não sei pq.
Só queria saber quais são as “substâncias sintéticas” misturadas à cannabis, alegadas pelo GUSTAVO e “engenharia genética” que elas são submetidas.
A seleção de caracteres hereditários, como fazem com tomate, milho, gado, etc, e THC não é a única substância importante presente na flor para uso lúdico e medicinal. CBN tbm é muito importante na proporção certa.
Comentário por Bruno — 29 de setembro de 2009 @ 14:11
Ah, e o site não precisa ser “de respeito”, tem é q conter referências aos estudos publicados, para vc procurar é por estes! “Site de respeito” foi ótima!
Comentário por Bruno — 29 de setembro de 2009 @ 14:12
Caro Bruno, irei responder as suas perguntas, pena que estou com uma certa pressa, afinal de contas, tenho que trabalhar cedo hoje…
Antes disso, quando me refiro a sites de respeito, é sobre postar links de lugares confiáveis, que tem crédito. Se alguém coloca um link de um site ou blog qualquer, não merece atenção. Se vc entendeu o meu ponto de vista, então vc não precisava comentar e eu não precisaria escrever sobre isso, afinal de contas, vc deve ser suficiente “esperto” para ter percebido isso.
Sinceramente não acredito que vc tenha colocado algum link no seu comentário (ou numa dessas vc percebeu que era de um site duvidável, que não merecia CRÉDITO, etc e tal), mas enfim, vai tentando, uma hora vc consegue.
Vamos ao que interessa:
1) Esse link comenta sobre as modificações genéticas da maconha e reforça o que eu comentei anteriormente sobre a dependência da maconha, o que é negada por muitos. Além disso, vai contra o que vc afirmou no seu comentário sobre os benefícios na medicina, o que mostra que não existe concenso sobre o uso do THC em qualquer tipo de terapia. (Comentário por Bruno — 27 de setembro de 2009 @ 13:19)
http://www.abead.com.br/imprensa/exibRelease/?rel=1
2) Sobre a maconha transgênica: esse link mostra como os traficantes estão investindo em melhoria genética da maconha para aumentar a sua produtividade + aumento de THC + alterações de odor para despistar cães:
http://www.ibgf.org.br/index.php?dataid_secao=2&dataid_materia=326
3) Eis um link que mostra que a maconha serve de porta de entrada para outras drogas mais pesadas e que estão misturando anfetaminhas a maconha para deixar mais potente:
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/09/07/e070929274.asp
4) Eis um link que mostra que estão misturando substâncias químicas a maconha (os chamados adulterantes): http://pt.wikipedia.org/wiki/Maconha
5) Mais um link que mostra que os efeitos terapêuticos da maconha são duvidáveis:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI137731-EI298,00.html
Caro Bruno, agora eu coloco VC em xeque, tá na hora de VC mostrar alguma prova, foste capaz de me chamar de “professor” e tosco (comentário do dia 24 de setembro de 2009 11:16, escrito por um Bruno, creio que seja vc, se não for, peço desculpas por isso) mas até agora vc é só papo, enquanto eu provo o que eu afirmei até o presente momento. Vc escreve bonito, mas isso não é suficiente, e vc sabe disso.
Enfim, eu esperava muito mais oposição dos consumidores e/ou simpatizantes (também esperava encontrar muitas provas contrárias do que eu afirmei), enfim, não terá ninguém que poderá afirmar que eu passo informação equivocada aos meus alunos.
Irei esperar no máximo mais 3 dias a partir de hoje para que alguém apresente alguma prova (leia-se LINK), se isso não acontecer, estou perdendo meu tempo aqui, e eu não tenho tempo para perder com crianças rebeldes e sem causa, que querem porque querem afirmar que a maconha é inofensiva ou qualquer coisa do gênero.
Comentário por Gustavo — 30 de setembro de 2009 @ 3:59
No item 2, o link direciona para a página principal, não sei o porque isso está acontecendo….
Comentário por Gustavo — 30 de setembro de 2009 @ 4:22
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI856029-EI1005,00.html
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1103606-EI6594,00.html
Só para compensar o item 2 que só abre na página principal do site….
Comentário por Gustavo — 30 de setembro de 2009 @ 4:37
Caro Bruno, terei prazer em esclarecer vc na medida do possível, mas na próxima vez vc terá que postar alguma prova, pois senão não irei mais considerar seus comentários.
Antes disso, quando me refiro a sites de respeito, é sobre postar links de lugares confiáveis, que tem crédito. Se alguém coloca um link de um site ou blog qualquer, não merece atenção. Se vc entendeu o meu ponto de vista, então vc não precisava comentar e eu não precisaria escrever sobre isso, afinal de contas, vc deve ser suficiente “esperto” para ter percebido isso.
Vamos ao que interessa:
1) Esse link comenta sobre as modificações genéticas da maconha e reforça o que eu comentei anteriormente sobre a dependência da maconha, o que é negada por muitos. Além disso, vai contra o que vc afirmou no seu comentário sobre os benefícios na medicina, o que mostra que não existe concenso sobre o uso do THC em qualquer tipo de terapia. (Comentário por Bruno — 27 de setembro de 2009 @ 13:19)
http://www.abead.com.br/imprensa/exibRelease/?rel=1
2) Sobre a maconha transgênica: esses links mostra como os traficantes estão investindo em melhoria genética da maconha para aumentar a sua produtividade + aumento de THC + alterações de odor para despistar cães:
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI856029-EI1005,00.html
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1103606-EI6594,00.html
3) Eis um link que mostra que a maconha serve de porta de entrada para outras drogas mais pesadas e que estão misturando anfetaminhas a maconha para deixar mais potente:
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/09/07/e070929274.asp
4) Eis um link que mostra que estão misturando substâncias químicas a maconha (os chamados adulterantes): http://pt.wikipedia.org/wiki/Maconha
5) Mais um link que mostra que os efeitos terapêuticos da maconha são duvidáveis:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI137731-EI298,00.html
Bruno, espero que vc depois desses links tenha a decência de pedir desculpas, pois me classificou como tosco e “professor”, mas até o presente momento eu estou provando tudo que eu tinha afirmado anteriormente.
Como qualquer um pode ver, não passo “informações equivocadas” para meus alunos, mas isso é outra história…
Espero estar ajudando a esclarecer outras pessoas com o que estou postando, minha intenção é ajudar a divulgar sobre essa droga chamada maconha.
Comentário por Gustavo — 30 de setembro de 2009 @ 13:02
Ops, coloquei novo comentário porque os meus últimos demoraram um tempo para ser liberado…
Comentário por Gustavo — 30 de setembro de 2009 @ 13:04
GUSTAVO,
Não falo que maconha 0pode ser consumida o quanto quiser que não causa problemas, mas ao chegar em casa postarei links com noticias de artigos científicos, inclusive alguns que criticam informações de que a maconha ficou X vezes mais potente desde os anos 60. Por alto, lembro que a metodolia para medir isso era errada do ponto científico, pegando como parâmetros as mais “fracas” dos anos 60 e comparando com as mais “fortes” da atualidade.
Outras inúmeros links sobre a “teoria da porta de entrada”, mostrando que é uma grande bobagem tbm colocarei aqui.
A maioria destas notícias/links só copia dados das mesmas pesquisas.
Eu organizo para vc bonitinho tbm.
Comentário por Bruno — 30 de setembro de 2009 @ 18:28
Bem, tentei organizar. Quando começar o “GGGGG”, foi vc, Gustavo, que disse, seu texto apenas. Quando vier o “BBBBBBB”, sou eu, Bruno, respondendo. Foi o jeito que pensei em responder, já que os comentários não aceitam formatação que deixaria tudo mais organizadinho.
Lá vai:
GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG
Vamos ao que interessa:
BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB
Vamos!
GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG
1) Esse link comenta sobre as modificações genéticas da maconha e reforça o que eu comentei anteriormente sobre a dependência da maconha, o que é negada por muitos. Além disso, vai contra o que vc afirmou no seu comentário sobre os benefícios na medicina, o que mostra que não existe concenso sobre o uso do THC em qualquer tipo de terapia. (Comentário por Bruno — 27 de setembro de 2009 @ 13:19)
http://www.abead.com.br/imprensa/exibRelease/?rel=1
BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB
Bem, primeiro que este primeiro link é bem fraco. É um texto que quer reproduzir alguns dos dados que correm soltos, sem referencia-los. Vamos pular as intenções políticas e suas agendas , e ir a alguns pontos.
Modificações genéticas: O link só fala “modificações genéticas da planta” e mais nada. Não explica do que se trata, não referencia, nada, apesar de uma listagem no fim. Só fala isso e pronto. Há cruzamentos que selecionam caracteres, isso vc pode até chamar de “modificação genética”, mas é a mesma coisa que fizeram os agricultores ao cruzarem os milhões com maiores espigas, para também terem espigas maiores.
Medicinal: O link, ao contrário do que afirmou, não discursa das propriedades medicianais da planta.
GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG
2) Sobre a maconha transgênica: esse link mostra como os traficantes estão investindo em melhoria genética da maconha para aumentar a sua produtividade + aumento de THC + alterações de odor para despistar cães:
http://www.ibgf.org.br/index.php?dataid_secao=2&dataid_materia=326
BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB
Bem, no link acima eu não vi nada sobre “maconha trangênica”, cheque de novo por gentiliza. De qualquer forma, acho difícil existir tal coisa. Trangênico é um organismo que teve transplantado em seu genoma um ou mais gens de outra espécie, no caso nem necessariamente de outra planta precisaria ser. Poderia ser de uma bactéria, por exemplo. Acho tal alegação forçada demais, me espantaria traficantes tendo laboratorios e geneticistas preparados para tal gananciosa empreitada. De qualquer forma, é um problema de se entregar ao mercado negro o monopolio de um rentavel e antigo negócio. Com regulamentação, isso não aconteceria, e se acontecesse, seria as claras.
GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG
3) Eis um link que mostra que a maconha serve de porta de entrada para outras drogas mais pesadas e que estão misturando anfetaminhas a maconha para deixar mais potente:
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/09/07/e070929274.asp
BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB
Dois pontos: 1) Um que se TRAFICANTES misturam outras substâncias na erva (e não uma que faça a erva ficar mais potente), eu não duvido mesmo. É mais um dos problemas resultantes de entregar o monopolio ao mercado negro. Se houvesse regulamentação e legalização, isso não ocorreria.
2) Porta de entrada: alegado desde que a cannabis foi proibida nos EUA, tentando associa-la a heroína, para justificar os interesses que nunca foram saúde e bem estar social. Esta “teoria” nunca foi comprovada, não passando de uma hipótese rejeitada. Alguns links mencionando artigos e estudos sobre isso, ao invés da pataquada apresentada:
O link a seguir tem várias referências de artigos mostrando que não tem dessa de “porta de entrada”. É só seguir as referências (alguns links que apontam para o JAMA estão qwuebrados, mas é só usar a procura do site do JAMA e digitar o nome da publicação):
http://skeptically.org/recdrugs/id12.html
Outro estudo que fala “porta de entrada” é uam idéia furada, agora da University of Pittsburgh Medical Center:
http://www.scienceblog.com/cms/study-say-marijuana-no-gateway-drug-12116.html
Um texto da NORML, que defende a legalização. Embasa os argumentos referenciando com estudos. Cheque se julgar necessário:
http://www.ukcia.org/research/gateway.htm
Outro link falando que maconha não leva a drogas mais pesadas, referenciando outro estudo publicado:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/2538065.stm
GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG
4) Eis um link que mostra que estão misturando substâncias químicas a maconha (os chamados adulterantes):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maconha
BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB
Para quem fala de “sites confiáveis”, colocar o wikipedia fica até engraçado né? Mas tudo bem, não serei implicante pq ele coloca as fontes, beleza. De qualquer forma, como falei acima, é um problema inerente ao mercado negro. Quando o álcool foi proibido nos EUA, atochavam iodo para o “whisky” parecer whisky de verdade. Vários casos de intoxicação por iodo devido a isso. Culpa do whisky ou culpa do “whisky” (entre aspas) ser fornecido apenas pelo mercado negro?
GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG
5) Mais um link que mostra que os efeitos terapêuticos da maconha são duvidáveis:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI137731-EI298,00.html
BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB
A reportagem termina com “No momento, outras pesquisas estão sendo realizadas com o objetivo de obter resultados inquestionáveis.”. Engraçado que tais estudos foram feitos. Algumas publicações depois de 2003, data da reportagem:
Vejemos o caso da esclerose multipla. “Cannabis realmente ajuda pacientes com esclerose multipla”, pela New Scientist:
http://www.newscientist.com/article/dn6387-cannabis-truly-helps-multiple-sclerosis-sufferers.html
Outro estudo mostrando que a ervinha ajuda no combate a neuroinflamação ocasionada pela EM:
http://www.pubmedcentral.nih.gov/articlerender.fcgi?artid=2190016
Outro estudo mostrando que ela ajuda no combate a dor no tratamento do HIV:
http://www.cmcr.ucsd.edu/geninfo/Ellis_2008.pdf
Ah, se vc procurar, vai encontrar bem mais coisa.
GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI856029-EI1005,00.html
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1103606-EI6594,00.html
BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB
O primeiro link é risível. Até parece que “modificaram genéticamente a planta”. É uma notinha como cansamos de ver a imprensa falando besteira ou a polícia inventando coisa onde não tem. Os links que apresentei acima, com os argumentos, já tornaram esse link com essa NOTINHA MIDIÁTICA ridícula.
Quanto ao segundo, a UNODC sempre se queimando. Por isso a maioria dos países praticamente mandaram uma banana para o Costa, presidente da UNODC. No próprio texto do seu link está escrito “No fundo, Chawla repetiu o discurso sempre ambíguo do UNODC, cujo diretor, Antonio Costa, está afinado com a política da Casa Branca”. Não precisa dizer mais nada.
Adicionando: Uma matéria divulgando estudo que mostra que a classificação de drogas ilegais/legais não segue uma lógica, já que maconha é menos danoso socialmente e individualmente do que outras drogas legais:
http://www.cbc.ca/health/story/2007/03/23/alcohol-tobacco.html
E para terminar, essa historinha repetida de que a maconha de hoje é muito mais potente do que dos anos 70… Mesmo que fosse, melhor! Com menos tragadas (fumaça não faz bem mesmo) se consegue o mesmo efeito semelhante do q seria se fosse mais fraca, fumando-se menos. Mas a EMCDDA (European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction) não concorda com essa historinha e diz pq:
http://www.emcdda.europa.eu/attachements.cfm/att_2948_EN_Newsrelease26JuneFinalCannabisEN.pdf
Tá aí, resposta e bastante links com estudos. Não há pq ficar de birrinha ou briga de egos (digo isso para nós dois), mas entendo que há motivos o suficiente para se mudar a política atual sobre o tema, já que a atual não resolveu nada do que alegadamente disse que iria resolver, e o pior, criou danos piores ainda, que não existiam antes.
Abraços
Comentário por Bruno — 1 de outubro de 2009 @ 2:58
Caro Bruno:
Terei prazer em ler o que vc me apresentar, afinal de contas, seria a primeira vez que eu estaria lendo algo desse tipo, é bom saber que algumas medições podem estar erradas. Como químico, creio que poderei analizar a pesquisa e chegar numa conclusão correta sem maiores problemas.
Garanto a vc que não sou tendencioso, realmente gosto de saber a verdade dos fatos.
Obrigado pela sua contribuição.
Comentário por Gustavo — 1 de outubro de 2009 @ 7:18
Tranquilo, meu nobre.
O legal é trocar idéias. De qualquer forma, já estão acima alguns links de matérias/artigos que corroboram com o que eu disse.
Comentário por Bruno — 2 de outubro de 2009 @ 14:17
Estou analizando, mas só vou ter tempo mesmo amanhã….
Comentário por Gustavo — 3 de outubro de 2009 @ 10:54
Caro Bruno:
Por motivos particulares, não consegui ler o que vc me passou, estive fora, assim que eu puder, irei ler e comentar.
Obrigado pela sua paciência.
Att, Gustavo
Comentário por Gustavo — 6 de outubro de 2009 @ 8:55
Tranquilo.
Tem mais alguns links interessantes:
Este é para curiosidade e comparação. Trata-se de um paper chamado “Alcohol Consumption During Prohibition”. É interessante:
http://www.nber.org/papers/w3675.pdf
Uma outra matéria falando de um estudo, com o título “Maconha pode tanto matar quanto salvar neurônios”. Alerta q de fato ela não deve ser usada por indivíduos em desenvolvimento (crianças e adolescentes), como aliás, qualquer outra droga recreativa/social:
http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/maconha_pode_tanto_matar_quanto_salvar_neuronios.html
Comentário por Bruno — 7 de outubro de 2009 @ 16:15
Primeiro disseram que a maconha era coisa do capeta. Depois disseram que quem usava ficava violento e virava ladrão. Agora dizem que é por causa da minha saúde. Ora me poupem por favor. Vocês ofendem minha inteligência ! Deviam experimentar um baseado para ver se conseguem pensar algo que preste. Sem mais.
Comentário por Alfa — 11 de outubro de 2009 @ 21:55
legalize ja ,legalize ja…. por q uma erva natural não pode me prejudicar….
………………………bis….bis bis bis e mais
Comentário por jeferson — 19 de outubro de 2009 @ 14:06
o dinheiro do trafico nao esta na maconha, mais sim, na cocaina… sou a favor da legalizacao, mais tambem de regras restritas quanto a uso de substancias e direcao, “se fumar, nao dirija”huahauahua…mais isso aew, legalizacao. moro nos estados unidos onde a lei proibe menor de 21 beber, totalmente errado, uma das leis mais ineficaveis. o medo da punicao acaba levando menores a lugares perigosos onde nao sao pegos bebendo…. mesmo caso da maconha…
Comentário por lucas — 20 de outubro de 2009 @ 15:39
lula bem q pudia copiar essa ideia!!
Comentário por smith — 14 de novembro de 2009 @ 19:08
FHC fala em favor da descriminalização da Maconha para consumo pessoal
É assim mesmo. Finalmente uma autoridade (politica), Fernando Henrique Cardoso, destrinchou o tema (quase) sem o forte tabu que ronda o assunto - drogas. Não é de menos, FHC como sociólogo é aceitável - já como presidente, rua!.
Comentário por jones — 25 de novembro de 2009 @ 11:30
Gustavo tá até hoje analisando?;-)
Comentário por Bruno — 4 de janeiro de 2010 @ 13:11